domingo, 8 de abril de 2012

Santa Cruz e Sport Vão Duelar Pela Liderança do Campeonato Pernambucano


A penultima rodada do Campeonato Pernambucano Coca-Cola de 2012 foi completada na tarde deste domingo com algumas definições e nenhuma zebra.
Com a rodada aberta no sábado com a vitória de 2×1 do Serra Talhada em pleno Aflitos, correspondeu na única surpresa da mesma.
Neste domingo os favoritos do G-3 venceram e deixaram os últimos detalhes para ser definido na rodada de número 22, que ocorrerá no próximo domingo.
Em Caruaru, no estádio Lacerdão o Líder Sport mesmo com sete desfalques não tomou conhecimento e venceu o Porto (que ainda lutava por vaga a Série D) por 3×1, chegando nos 47 pontos. A partida era considerada dificil, mas a chance dos reservas do Sport mostrarem serviço foi aproveitada. Com gols de Jheimy (aos 3 minutos) e do jovem Ruan (cobrando penaldiade máxima aos 46 minutos) e Milton Junior (que entrou na etapa final no lugar de Rivaldo) aos 39 do segundo tempo sacramentaram a vitória. Baiano descontou para o gavião (detalhe, o zagueiro Edcarlos desviu a bola de cabeça). O Porto até criou boas chances, mais o goleiro Magrão pegou tudo, até penalte do vice-artilheiro do campeonato, Joelson. O porto estacionou nos 24 pontos.
No Sertão o Salgueiro (3º) enfim fez as pazes com sua torcida, voltando a vencer em casa, no Estádio Cornélio de Barros, o famoso Salgueirão por 2×1, no clássico contra o Araripina (11º), o Bode Sertanejo chegando aos 43 pontos; Os gols saíram apenas na segunda etapa e foram marcados por Pery(19) e Victor Caicó (29) pelo lado do Salgueiro, Vanderlei 34′ 2T (pênalti) descontou para o Bode. A partida marcou o rebaixamento do Bode que estacionou nos 17 pontos; Equipe interiorana com uma torcida fanática e fiel. Por outro lado manteve a esperança da equipe do Carcará conseguir a segunda colocação na última rodada, sabendo que o Santa Cruz, atual vice-lider terá um clássico dificílimo, o das multidões (contra o Sport);
Em falar no Santa Cruz(2º), a equipe arrasou o lanterna e já rebaixado America (12º com apenas 8 pontos), no Arruda, por 5×0, com 3 gols do artilheiro Denis Marques; Luciano Henrique e Geilson completaram a goleada. Chegando assim aos 44 pontos. Como prometido pelo treinador Coral a partida seria encarada com seriedade, não dando margens para uma zebra. E os jogadores provaram em campo que seguiram as ordens do comandante. Com a vitória a equipe Coral fará domingo, contra seu rival e líder Sport, a decisão pela liderança da primeira fase, que dará vantagens tal como placares iguais (caso perca de 1×0 so precisaria vencer por 1×0) e jogar a partida de volta em casa. Só a vitória importa e a equipe ganhou moral hoje.
Em relação à vaga do Brasileirão da série D, tudo definido, com a vitória por 2×0 do Petrolina frente ao Ypiranga a equipe garantiu matemáticamente a vaga ao torneio, os gols de Toninho 24′ 1T e Wellington 47′ 2T comprovaram a força da equipe que foi bem regular durante toda a competição. Inclusive manteve a chance de G-4 ainda viva, pois chegou aos 32 pontos. A diferença para o timbu, que vem em plena queda ladeira abaixo e na 4ª colocação são de 3 pontos e ainda um gordo saldo a ser tirado; Terá que aplicar uma goleada histórica contra o América em Paulista de no mínimo 9×0, isso contando que a equipe alvirrubra também perca para o Central por 1×0 em Caruaru na próxima rodada. Já o derrotado Ypiranga também assegurou vaga, isso por que a dupla Caruaruense saiu derrotados na rodada.
O Porto para o Sport e o Central (que estacionou nos 24 pontos) para o Belo Jardim, que com a vitória escapou do rebaixamento numa recuperação muito boa. Os 3×1 aplicados hoje contra a patativa garantiram o Calango na elite do estado com seus 24 pontos; Os gols foram marcados por Candinho 35 segundos do 1T;Philco 29′ 1T (pênalti) e aos 3′ 2T pelo Calango, Beto Paraíba 41′ 1T descontou para o Central. Felicidade total, pois tanto o Serra Talhada e o próprio Belo Jardim haviam subido de série neste ano e a meta era a manunteção, meta alcançada.
Confira os jogos da penúltima rodada
Sábado
Náutico 1 x 2 Serra Talhada
Domingo
Porto 1 x 3 Sport
Belo Jardim 3 x 1 Central
Salgueiro 2 x 1 Araripina
Petrolina 2 x 0 Ypiranga
Santa Cruz 5 x 0 América

Nenhum comentário: