sexta-feira, 27 de abril de 2012

Profissão: Jogador de Futebol


Artigo do Leitor
Por Leonardo Sousa

 “O que você quer ser quando crescer”? É o tema da redação na escola.
Sem pensar muito, Lelinho logo começa a escrever o seu sonho. O mesmo de milhões de brasileiros: Ser jogador de futebol.
Lelinho é uma menino simples e humilde de uma comunidade carente situada em qualquer cidade brasileira, mora em um barraco com sua mãe e 3 irmãos, uma criança que tem sonhos e expectativas de melhoria de vida para si e sua família. Lelinho joga com bola de meia com seus amigos na rua esburacada de seu bairro. Volta e meia, tem que esperar os carros passarem para continuarem a jogar. Sonhando em um dia ser um jogador de futebol famoso,ele vive a realidade de muitas crianças: A pobreza e falta de oportunidades.
Era uma manhã normal de sábado, a equipe da TV Projeto fazia uma reportagem na comunidade que Lelinho morava, era uma matéria para mostrar de onde surgiu o astro da seleção Brasileira Donei. Um jogador que já alcançara as glórias e sucesso com sua extrema habilidade e faro pro gol.
O cinegrafista filmava as crianças enquanto Lelinho jogava bola no campinho de terra do bairro, sem nem ao mesmo se importar com a presença da câmera, porém, eu um determinado momento a repórter pára o jogo para conversar com as crianças sobre a presença de Donei. As crianças empolgadas com aquilo sorriem e brincam sem parar. A repórter então observa que Lelinho está quieto e pensativo e se aproxima da criança e pergunta se pode fazer uma pergunta e Lelinho responde que sim.
- O que você quer ser quando crescer? Foi a pergunta
Lelinho então responde objetivamente:
- Quero ser jogador de futebol.
A repórter curiosa o indaga novamente
-Por que?
-Porque quero ajudar minha família,quero comprar uma casa pra minha mãe.
Nesse momento Lelinho abaixa a cabeça e lágrimas escorrem de seus olhos.
Donei, observando atentamente o garoto e sua humildade propõe então ao garoto fazer um teste no time em que o descobriu para o futebol. Um sorriso então aparece no rosto da criança.
Lelinho faz o teste no clube e com seu talento encanta o treinador das categorias de base, passa no segundo e no terceiro teste, acaba sendo integrado ao time de base do clube.
Era véspera da final do campeonato, o capitão e artilheiro do time se machuca. Lelinho é convocado para fazer parte do elenco de profissionais que iriam a partida.
Eram 38 minutos do segundo tempo, o jogo se arrastava para seu final sem ter acontecido nenhum gol, até que o jovem promissor é chamado para entrar na partida. Lelinho se aquece e pensa em sua família morando em um barraco apertado. Ouve as instruções do técnico e ao entrar olha aos céus como quem pede uma benção.
Já são 44 minutos sem ao mesmo ter tocado na bola, o nervosismo de Lelinho aumenta, porém em um cruzamento para a área, Lelinho recebe a bola faz uma finta no marcador e dá um toque leve para o gol. O estádio vibra e grita o nome de Lelinho. Era tudo que ele sonhava: Estar nos braços da torcida, sendo o salvador da pátria daquele jogo da sua vida.
Lelinho conquista um bom contrato entre os profissionais. Agora já é reconhecido nas ruas com fama de goleador e salvador. O tempo passa e o menino hoje já é um homem. Mora em um apartamento que o clube lhe ofereceu, já usa as roupas da moda, tem relógios caros e até seu próprio carro. Seus amigos de clube o levam constantemente para boates e bares da cidade. Conhece mulheres e a parte glamorosa de ser um jogador. Porém, aos poucos já não precisava que ninguém o chamasse para sair, ele mesmo continuava a sair pela cidade. Gastava parte de seu bom salário com noitadas, começa então a atrasar aos treinos e até mesmo a faltar.
Lelinho passa madrugadas em claro em casas de diversão, gasta o que tem e o que não tem no bolso. Já não é bem quisto pelo elenco, o técnico e a diretoria já não sabem mais o que fazer com o então Indisciplinado jogador. Lelinho não tem seu contrato renovado e aos poucos não é mais lembrado no mundo do futebol. Muda de time, vai para um time mais modesto. Seu salário é menor, porém os problemas no novo clube continuam. As bebedeiras e noitadas acabam por não ajudarem na recuperação. Nova recisão de contrato.
Hoje, Lelinho apesar da idade avançada continua jogando em times cada vez menores e com seu salário sendo cada vez mais reduzido. A casa que Lelinho sonhou em dar para sua mãe...deixa pra lá. Se perdeu na vida e não soube se encontrar. Uma triste realidade que acontece com muitos por não preservarem a sua essência.


Leonardo Sousa é leitor do blog e escreveu  este artigo. Envie também o seu artigo para ser publicado. 

cleubercarlos@hotmail.com

Nenhum comentário: