quinta-feira, 12 de abril de 2012

O Iludido Torcedor Pernambucano


POSTED BY DANNJINHO
Por Daniel Freire

Há muito tempo que torcedores e imprensa afirmam que o estadual de Pernambuco não é Parâmetro para os Nacionais e estão certíssimos. A última prova ocorreu ontem, na humilhante eliminação de mais uma equipe local, em casa e com grande vexame. Ainda na primeira fase o papelão coube ao Santa Cruz, perdendo para o Penarol, este goleado de forma melancólica ontem para o Atlético-MG por 5×0.
O Humilde Paysandu, que nunca tinha sequer vencido o Sport em mais de 50 anos, deu duas lapadas com força. Na primeira uma goleada era normalíssima, até comentada por Mazola, que não ocorreu graças ao Magrão. Na Ilha a consagração. Não bastasse a vitória, ainda veio à goleada. Tudo bem que o Juiz Paulo César mais uma vez prejudicou uma equipe pernambucana, inclusive no terceiro gol foi um verdadeiro absurdo (jogador chutou o rosto de Hamilton, falta clamorosa). Mas que não tira de forma alguma a brilhante vitória da equipe de Belém, que mesmo com suas limitações foi soberana. A prova é o resultado agregado, 6×2 (na soma final das partidas, ou seja, as duas partidas realizadas do mata-mata) e o grande detalhe, se a primeira partida fosse na Ilha o Papão teria papado a vaga já na ida. Vale ressaltar que foi o 27º gol sofrido pelo Sport em 24 jogos este ano!
As diretórias dos três clubes de Pernambuco apequenam os clubes a cada temporada. E engana-se que os mesmos aprendem com os próprios erros. Ano passado o Sport teve papelão parecido, contudo menos humilhante. A eliminação para o São Raimundo parece que de nada serviu. O Santa Cruz idem, eliminações precoces para equipes completamente inexpressivas e o Náutico, único representante do estado não fugirá da máxima local, ou seja, se conseguir passar pelo Fortaleza que encontra-se na terceirona, dificilmente passará pelo Grêmio.
E o futebol local continua nessa ilusão, onde disputam um título sem o mínimo valor em detrimento a grandes feitos. Formam-se dois elencos, um para o estadual e outro para o Brasileiro, o que é um grave erro… E assim torcem pela sorte que as coisas melhorem, ao som deixa a vida me levar, vida leva eu… Vejam o Timbu, já planeja uma verdadeira reformulação visando a Série A, quando o correto seria apenas reforçar uma equipe base, sólida e já entrosada.
Tinha escrito a pouco a falta de planejamento e organização da FPF e defendia a Copa nordestina, que elevaria o nível das equipes de forma consistente. Mas os provincianos preferem enganar o pobre do torcedor e manter esse esdrúxulo campeonato com datas a mais que o permitido pela CBF do que uma competição mais enxuta, dando tempo para uma verdadeira pré-temporada, entretanto prioriza o contrário, piorando o amadorismo que ainda impera na Veneza pernambucana.
Após as sucessíveis desclassificações as velhas desculpas… “A derrota serve de lição”, ou “Foi bom perder agora para mostrar os problemas a serem arrumados”, “ou agora vamos focar no pernambucano que é obrigação”… Ai vence o estadual, sobem para a Série A, passam 1 ou no máximo 2 anos e depois caem de divisão e começam os discursos de que faltam recursos e etc. e tal e continuam no amadorismo. Pois é muito mais cômodo manter-se numa série B do que realmente investir para se engrandecer numa série A.
Os nossos clubes fingem que não entendem que o nosso futebol vive uma das piores fases de sua história. Um produto de más gestões que tomaram conta dos clubes. Presidentes e dirigentes Blindados, torcedores acostumados com a mesmice, até criticam via internet, mais protestos mesmo nada ou de amplitude insignificativa, e tudo isso em seu somatório geral retrata o que acontece nos gramados.
Falta humildade desses dirigentes que mais se preocupam com suas vaidades do que com o clube de coração, falta união em prol do objeto maior, o Clube… E com isso os jogadores vão na mesma onda, achando-se superiores, descompromissados e irresponsáveis.
Atitudes como a do jogador Leandrinho, pagando promessa na ilha (andando de joelhos) é louvável, prova que mais uma vez a humildade superou a arrogância. A Comemoração do desconhecido Penarol em cima da soberba tricolor, e lá pelas bandas da rosa e silva o discurso amanhã será qual?
Parabéns aos Payssandus, aos Penarois, aos Sampaios Corrêas da vida pela lição dada ao nosso futebol, e esperemos que o ditado popular, água mole em pedra dura, tanto bate até que fura surta efeito e que nesse furo penetre um pouco mais de profissionalismo e respeito ao seu torcedor, que rompam esses paradigmas para que não apenas sejamos meros convidados de uma série A ou Copa do Brasil, e sim atores principais desse belíssimo show chamado futebol.


Bola Sem Freio

Nenhum comentário: