domingo, 15 de abril de 2012

Campeonato Brasileiro da Série "D"


Por Daniel Freire

A Série D é o atual purgatório do futebol Nacional, contudo o primeiro passo para o ressurgimento de uma equipe ou para com o crescimento das demais. Antigamente o torneio Nacional se estendia até uma 3ª Divisão e um dos mais tradicionais clubes a disputar tal série foi o Santa Cruz-PE que na mesma temporada cairá para a recém criada série D, onde permaneceu por 3 temporadas. Contudo em 2011 a equipe chamou os holofotes do mundo pela fidelidade de seus torcedores que colocaram públicoas acima do 40 mil e enfim obtiveram o acesso.

Como no Brasil acabou com as famosas viradas de mesa, os torneios ganharam mais prestígio e organização. Embora a Série D seja complicada para as equipes disputantes, devido a falta de apoio do órgão gestor, a CBF, consiste no sonho de reconstrução de algumas equipes que sumiram do mapa Nacional ou um primeiro passo para um crescimento.
E algumas equipes aproveitaram esse primeiro passo, tal como o São Caetano, que era uma equipe desconhecida, e através desse primeiro passo chegou a glória de um vice-campeonato Brasileiro e um vice da Libertadores e hoje é uma das forças do interior de São Paulo e da Série B brasileira.
Em Pernambuco duas equipes interioranas tem essa chance de crescer no futebol nacional. Ambos os classificados já participaram da Série C (que consistia na última divisão na época) mais sem grande destaque.
A equipe Sertaneja (Petrolina) quer se espelhar em um rival local, o Salgueiro, que conseguiu chegar na Série B Nacional e hoje corresponde em uma das quatro forças do estado, superando equipes tradicionais como Central e Porto. A equipe apresentou um futebol regular, consistente e promete fazer bonito no Nacional.

A outra equipe pernambucana a alimentar tal sonho é o Ypiranga. A equipe agrestina de Santa Cruz do Capibaribe, cidade do d’jeans e que tem a maquina de costura como mascote está empolgada, inclusive em seu síte oficial fizeram uma gozação com o rival Central, que tinha como meta conquistar a vaga obtida pelo alvi-azulino.
As torcidas de ambas cidades já se movimentam em uma animação tremenda e o Blog Bolasemfreio irá acompanhar seus filhos onde quer que estejam.
Primeiramente as equipes tem que encontrar apoio de patrocinadores. Pois muitas equipes conquistam a vaga mais não conseguem aporte financeiro para disputa-las. Torcemos para que tenham êxito nessa nova empreitada.
E em falar na Série D já foi divulgado a pouco as chaves para 2012 e Pernambuco ficou na chave 3(A3). O regulamento do ano passado foi mantido, talvez a principal mudança foi a ida do PARÁ para a chave um(A1), o que pode ajudar o estado a conseguir uma segunda vaga, caso RORÁIMA ou RONDÔNIA desistam novamente.
Grupo A1 

Penarol-AM

ACRE
PARÁ
RONDÔNIA
RORAIMA 

Grupo A2 

Trem-AP

Sampaio Corrêa-MA
Araguaína-TO
Comercial-PI
MATO GROSSO

Grupo A3

Campinense-PB

CEARÁ
PETROLINA-PE
YPIRANGA-PE
RIO GRANDE DO NORTE

Grupo A4 

Vitória da Conquista-BA

ALAGOAS
BAHIA
PARAÍBA
SERGIPE

Grupo A5 

Gurupi-TO

CENE- MS
DISTRITO FEDERAL
GOIÁS ( Crac, Itumbiara,  Aparecidense brigam por duas vagas)
GOIÁS

Grupo A6

Friburguense-RJ

ESPÍRITO SANTO
MINAS GERAIS
MINAS GERAIS
RIO DE JANEIRO

Grupo A7

Brusque-SC

Marília-SP
PARANÁ
RIO GRANDE DO SUL
SÃO PAULO

Grupo A8

Brasil-RS

Juventude-RS
PARANÁ
SANTA CATARINA
SÃO PAULO

Nenhum comentário: