quarta-feira, 7 de março de 2012

Neymessi! Em noite mágica, Neymar marca três e garante vitória santista sobre o Inter


Neymar homenageou o filho Davi Lucca no gol (Foto: Leandro Amaral/EFE)

Genial. Plástico. Encantador. Monstruoso. Fantástico. Como adjetivar Neymar? Talvez, cada uma das 12.857 pessoas que estiveram na Vila Belmiro nesta quarta-feira, tenha uma definição diferente. Melhor não qualificar, dar nomes ou explicações. Basta aplaudir, reverenciar e se arrepiar, como os torcedores que testemunharam o jogo entre Santos e Internacional fizeram esta noite.
A partida acabou em 3 a 1, mas, muito provavelmente, quando num futuro distante o torcedor do Peixe e do bom futebol se lembrar do duelo, o placar será o que menos interessará. A lembrança será de um menino, de 20 anos, cabelo moicano e chuteiras roxas, que proporcionou uma noite mágica, com um gol, duas pinturas e uma atuação fantástica.
No dia em que Messi balançou as redes cinco vezes, pelo Barcelona, pela Liga dos Campeões, Neymar parecia entusiasmado a "imitar" o argentino. Ele tinha motivos, afinal, completava três anos como profissional pelo Peixe.
No primeiro tempo, ele correu, driblou, cavou faltas e "só" marcou de pênalti. Gol para o filho Davi Lucca, que entrou com a Joia no gramado. Era pouco pra Neymar. O show estava reservado para o segundo tempo.
Em um intervalo de 11 minutos, Neymar fez o que a maioria dos "mortais" nunca fará em uma vida. Dois golaços, dignos de bi do Prêmio Puskás. Vem mais placa por aí?
Embriagados com o talento do menino gênio, os torcedores santistas pediram mais. Pra que? Até 2014 tem mais...
Com o triunfo, o Santos recuperou-se da derrota na estreia da competição para o The Strongest e divide a vice-liderança do grupo com o próprio Colorado.
O JOGO
A primeira etapa teve dono. Com a Vila Belmiro lotada, o Santos partiu para cima e não deixou o Inter jogar. Passes rápidos, viradas de jogo, ultrapassagem dos laterais e muita pressão. O técnico do Internacional, Dorival Júnior, deve ter recordado do Peixe dirigido por ele em 2010, que encantava o público e envolvia o adversário, como fez o Alvinegro nesta quarta.
O time da casa era soberano. Ganso mais uma vez fazia grande partida, armando quase todas as ações da equipe. Arouca jogava "solto" e Juan tinha tamanha liberdade, que em certos momentos parecia um ponta esquerda. O jogo acontecia em meio campo (o colorado) e o gol santista parecia questão de tempo.
Assim como fez no último domingo, em clássico contra o Corinthians, Neymar entrou em campo com o filho Davi Lucca e parecia determinado a balançar as redes para homanageá-lo. "Endiabrada", a Joia driblou, correu, cavou faltas e...marcou. Aos 17 minutos, Borges recebeu na entrada da área, foi derrubado por Índio e o árbitro Evandro Rogério Román marcou pênalti. Nenhum jogador santista sequer cogitou pedir a bola. Ela tinha dono. O camisa 11 ajeitou com cuidado na marcada da cal, bateu firme, no canto de direito de Muriel, que nem pulou.
Mesmo na frente do placar, o Peixe seguiu no ataque e quase não foi ameçado pelo Inter. Com Damião isolado, e sem a participação efetiva de D'Alessandro e Oscar na criação de jogadas, o time gaúcho muitas vezes optou pela ligação direta entre defesa e ataque e, assim, pouco reteve a bola no campo ofensivo.
A vantagem alvinegra poderia ter sido ampliada ainda aos 23 minutos, quando após boa trama, Neymar mandou na trave.
No segundo tempo, Dorival tentou arrumar o time com a troca de um volante por um meia e colocou Dátolo na vaga de Élton, criando um meio "argentino", que tinha também Guiñazú, Bolatti e D'Alessandro.
O Colorado cresceu e passou a ficar mais com a bola nos pés, mas quem marcou foi o Santos, em lance genial de Neymar. Aos 9, o craque santista arrancou na intermediária, passou por três marcadores e, com um leve toque, deslocou o goleiro Muriel.
Com o Santos jogando bem e com dois gols de vantagem no placar, o jogo parecia decidido, mas, aos 19, Leandro Damião aproveitou cruzamento de Oscar e empurrou para as redes.
Porém, não deu nem para esboçar uma pressão. Não tinha jeito, era noite de Neymar. No minuto seguinte ao gol colorado, o camisa 11 fez mais uma bela jogada, passou pela zaga gaúcha e encobriu Muriel.
Na próxima quinta-feira, o Santos encara o Juan Aurich, no Peru. Já o Inter recebe o The Strongest, sexta-feira, no Beira-Rio.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 3 X 1 INTERNACIONAL

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data/hora: 07/03/2012 – 19h45 (de Brasília)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR)
Auxiliares: Dibert Pedrosa (RJ) e Rodrigo Pereira Joia (RJ)
Cartões amarelos: Índio, Kleber, Elton, D'Alessandro, Bolatti, Tinga, Dagoberto (INT); Neymar, Juan, Elano (SAN)
Público e renda: 12.857 (total) / R$389.460,00
Gols: Neymar, 18'/1ºT, de pênalti (1-0); Neymar, 9ºT/2ºT (2-0); Leandro Damião, 19'º/2ºT (2-1) e Neymar, 20'/2ºT (3-1)

INTERNACIONAL: Muriel, Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kleber; Guiñazu, Elton (Dátolo, Intervalo), Bolatti (Bolatti, 18/2ºT), D'Alessandro (Dagoberto, 18/ºT) e Oscar; Leandro Damião – Técnico: Dorival Júnior
SANTOS: Rafael, Fucile (Bruno Rodrigo, 39'2ºT), Edu Dracena, Durval e Juan; Arouca, Henrique, Ibson (Elano, 35'/2ºT) e PH. Ganso; Neymar e Borges (Alan Kardec, 30/2ºT). Técnico: Muricy Ramalho




Nenhum comentário: