sexta-feira, 30 de julho de 2010

Copa Paulista Noroeste, time faz treino acima da média, mas segue indefinido.

O time do Noroeste deixou uma certeza, se repetir, neste sábado, às 19 horas, contra o Marília, o desempenho apresentado no treino técnico nesta quinta-feira, terá substancial chance de conquistar a sua primeira vitória, em sua segunda apresentação, no grupo 1, da Copa Paulista.
À beira do campo, o técnico Luciano Dias não escondeu desapontamento pelos erros, mas, sobretudo pelo posicionamento equivocado. Com 12 minutos de treino, parou-o. Chamou os jogadores para “tirar” a ansiedade, reposicionou o time e a evolução foi significativa.
O atacante Adílson, desde que chegou, no primeiro semestre, fez o seu melhor treino. Marcou o gol do time reserva, depois empatou para o time titular e virou. O ótimo desempenho de Adílson, com três gols, não o garante, entretanto, como titular no clássico regional.
“Vamos voltar a treinar nesta sexta-feira para corrigir detalhes”, lembrou o técnico Luciano Dias, através da assessoria de imprensa do clube. O time, durante o treinamento, sofreu alterações. Na defesa, os zagueiros Geilson e Kelisson disputam a vaga.
O ala-meia Giovani, recuperado de lesão, após se destacar na conquista do título invicto do torneio de futebol Sub-21 da 1ª Divisão, dos Jogos Regionais em Lins, deu dinamismo ao time e assim passa a disputar vaga no meio de campo com Almir Dias.
O meia-atacante Cléverson voltou a ser poupado e deverá treinar nesta sexta-feira. Do contrário cederá lugar a Willian. E a terceira dúvida, já que o técnico Luciano Dias confirmou a estreia do atacante Marcus Vinícius, na Copa Paulista, passa a ser Rafael Aidar ou Adílson que treinou acima das expectativas.
O gerente de futebol Ricardo Occhiuto disse, após o treino, que os novos contratados, o meia-atacante Deivid, 25 anos, 1m79, ex-Bagé (RS) e o atacante Diego, 20 anos, 1m79, ex-Al-Mesaimeer, do Qatar, deverão ser apresentados na próxima semana.
Em treino técnico, nesta sexta-feira à tarde, no Estádio “Alfredo de Castilho”, o técnico Luciano Dias deverá confirmar o time do Noroeste com Yuri; Rafael Mineiro, Bonfim, Geilson (Kelisson) e Roque; Lelo, Juninho, Amir Dias (Giovani) e Willian (Cléverson); Rafael Aidar (Adílson) e Marcus Vinicius.

Dragão prega pragmatismo para sair da zona de degola.

Se jogar bem não resultou em vitórias em pelo menos 5 dos 11 jogos que disputou no Brasileirão (diante de Grêmio, Fluminense, Atlético/PR, Flamengo e Vasco ), o Atlético admite adotar o pragmatismo para poder sair da lanterna da competição. Amanhã, o Dragão enfrentará o Guarani, ás 18h30, no Estádio Serra Dourada, e a ordem é fazer gols e não tomar nenhum, independente se o futebol apresentado será bonito ou não.
"Não adianta só jogar bem. Tem de vencer, seja por 1 a 0 ou meio a zero. Podemos jogar feio, mas o fundamental é o resultado, é ter atenção nos 90 minutos", recomenda o experiente volante Ramalho.
"Podemos até jogar feio, mas temos de ser eficientes e jogar com inteligência. Jogar feio não é jogar mal. Quem joga mal perde", diz o zagueiro Welton Felipe, que volta ao time após cumprir suspensão.
O técnico Roberto Fernandes tem opinião semelhante e acena para a manutenção dos três atacantes contra o Guarani, mantendo a postura ofensiva diante do adversário. "É melhor que o Atlético jogue feio, mas que vença a partida. Mas a equipe vem evoluindo e criando boas chances de marcar. O importante é vencer e somar pontos para sair da zona de rebaixamento", avalia Fernandes, que ontem promoveu o primeiro coletivo da semana e testou formações distintas sempre com três atacantes.
Se a máxima "treino ruim, jogo bom" se aplicar, as perspectivas de vitória são grandes para o Dragão. O time considerado titular perdeu por 3 a 0 para os reservas. Elias, Marcão e Pedro Paulo fizeram os gols. Após o terceiro gol, parte da torcida, que compareceu em bom número ao Estádio Antônio Accioly, chegou a gritar "olé", quando os reservas tinham a posse de bola. "Não me preocupa perder o treino por 3 a 0 porque eles (Elias, Marcão e Pedro Paulo) estavam em impedimento em todos os gols", brinca Agenor. "O que preocupa é que nós (titulares) não fizemos gol. Mas estou certo de que os meninos (atacantes) estão guardando para o jogo", completa.
A equipe que iniciou o treino foi formada por: Márcio; Dida, Daniel Marques, Welton Felipe e William; Agenor, Robston e Anailson; Pedro Paulo, Rodrigo Tiuí e Juninho. No decorrer da movimentação, o lateral Thiago Feltri entrou no lugar de Pedro Paulo e William, improvisado na lateral, retornou ao meio-de-campo. Anailson treinou bem na criação e pode ser a novidade. Marcão, que sentiu dores musculares, atuou normalmente ontem e teve boa atuação no time reserva. Juninho treinou como titular.
A polêmica do dia ficou por conta do lateral-direito Dida. O jogador foi sacado do time titular na segunda parte do treino para a entrada de Victor Ferraz. Uma alteração normal em um treino não fossem as declarações do jogador após o trabalho. Dida, que tem características ofensivas, não está contente em jogar com ênfase na marcação como passou a atuar.
"Ele (técnico) me pediu para não passar do meio-de-campo contra o Vasco. Dessa maneira eu não consigo jogar. Assim, ele que tire e coloque outro", dispara. "Sou jogador ofensivo e jogar dessa forma me prejudica um pouco. Procuro fazer o que o técnico me pede, mas marcar não é o meu forte. O que ele decidir, vou respeitar", afirma.
Ingressos
Os ingressos para o jogo de amanhã contra o Guarani custarão 20 reais (arquibancada) e 30 reais (cadeira) - mulheres pagam meia-entrada. A venda antecipada começou ontem, no Estádio Antônio Accioly e na loja Grandes Torcidas.

O Atlético faz hoje e amanhã, a partir das 8 horas, uma peneirada para as categorias de base. O teste será realizado no CT das Categorias de Base e será destinado a garotos nascidos entre 1990 e 1995. A taxa de inscrição custa 30 reais.

Contra Coritiba, Vila Nova tenta reagir na Série B do Brasileiro.

O aniversário do Vila Nova foi ontem, mas o grande presente pelos 67 anos do clube pode ser dado com um dia de atraso. Trata-se de uma vitória diante do Coritiba, hoje às 21 horas, no Estádio Serra Dourada, marcando a reação da equipe na Série B do Campeonato Brasileiro.
No entanto, o Coxa tem o perfil ideal para estragar a festa nas arquibancadas. O time paranaense é vice-líder da Segundona, com 21 pontos. O Vila Nova segura a lanterna, com 4 pontos. A partida marca a estreia do técnico Roberto Cavalo, que chegou ao time goiano na quarta-feira.
O novo comandante mudou o esquema tático e vai utilizar apenas um atacante. Na troca do 4-4-2 para o 4-5-1, Bruno Lopes foi sacado da equipe para a entrada de Mateus no meio-de-campo. A única dúvida na escalação está entre os volantes Wendel e Juninho.
Com dois dias no comando do Vila Nova, Roberto Cavalo tentou melhorar o astral do elenco e dar um melhor posicionamento ao time. Segundo ele, a equipe mostrou uma reação no aspecto psicológico, o que pode render frutos no jogo de hoje. "A qualidade só aparece quando o jogador está bem. Uma vitória agora pode nos dar a credibilidade para seguir bem na competição", avalia Cavalo.
Garantido na lateral-esquerda, Jorge Henrique, que jogou como meia no Atlético no início do ano passado, revela que não escolhe lugar no time. "Já atuei como volante", exemplifica. Segundo ele, o fato do Coritiba ser o vice-lider da competição não intimida. "A diferença está na classificação. Dentro de campo são onze contra onze. Tomara que esta sexta-feira (hoje) seja o dia de vencer", afirma.
Para o volante Erick, o grupo colorado está motivado, apesar de ter consicência de que tem um grande desafio pela frente. "A gente sabe que eles têm uma equipe leve e rápida", afirma.
Mais uma vez de olho na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro, o Coritiba entra em campo fora de casa, desta vez diante do lanterna Vila Nova, no Estádio Serra Dourada. Se vencer, os paranaenses vão assumir temporariamente a ponta e ficarão na torcida por um tropeço do Náutico, que vai encarar o Paraná Clube, amanhã.
O técnico Ney Franco mais uma vez terá um desfalque. O lateral Lucas Mendes, com uma lesão no joelho, fica de fora e abre espaço para o jovem Dênis, que ganhou a confiança do treinador e será titular.
O volante Marcos Paulo retorna após cumprir suspensão e será mais uma novidade no meio-de-campo do time coxa-branca. O Coritiba tenta, ainda, retornar à Série A do Brasileiro neste ano. (C/ GP)
FICHA TÉCNICA:
VILA NOVA: Max; Dedê, Mimica, Pablo e Jorge Henrique; Erick, Rodrigo Thiesen, Wendel (Juninho), David e Mateus; Roni.Técnico: Roberto Cavalo
CORITIBA: Edson Bastos; Ângelo, Jéci, Pereira e Dênis; Leandro Donizete, Marcos Paulo, Rafinha e Dudu; Enrico e Betinho. Técnico: Ney Franco
Local: Estádio Serra Dourada. Horário: 21 horas. Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ). Assistentes: Luiz Muniz de Oliveira e Francisco Pereira de Sousa. Ingressos:
10 reais (arquibancada) e 40 reais (cadeira).
Festa pelos 67 anos é discreta.
Sem motivos para comemorações dentro de campo, o Vila Nova completou ontem 67 anos. O clube, que segura a lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro, lembrou a data de forma discreta. Foi realizada uma reunião entre diretores, funcionários e jogadores.
Porém, um grupo de torcedores marcou presença no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga. A expectativa era de que fosse realizado um protesto, tanto que a segurança no clube foi reforçada com a chegada de alguns policiais militares. No entanto, a torcida fez o contrário. Com uma batucada, apoiou o time e cantou ‘Parabéns para Você", aliviando o clima tenso no clube.

Harlei se diz pronto para ser titular.

Às vésperas do jogo de domingo, diante do Avaí, em Florianópolis, o Goiás ainda não tem não a equipe definida. Ou melhor, o técnico do alviverde, Emerson Leão, revelou no começo da semana que haveria mudanças, testou algumas novidades no treino de quarta-feira, mas ontem não deu pistas de quem pode aparecer no time, fora de casa.
Leão, com dores na coluna, ficou no banco de reservas só observando o treino técnico, comandado pelo sobrinho dele, o preparador físico Fernando Leão, e o auxiliar técnico, Wladimir Araújo. A principal dúvida é no gol - Harlei, Fábio, Pedro Henrique e Rodrigo Calaça, correndo por fora, após a derrota para o Atlético/PR, disputam a posição.
Ontem, Harlei foi para a entrevista coletiva, desabafou e criticou alguns profissionais da imprensa, sem citar os nomes. Ele também não antecipou se já foi comunicado pela comissão técnica ou pelo preparador de goleiros, Ailton Serafim, sobre a titularidade.
"Se for aproveitado, voltarei numa situação melhor, livre das dores e do problema que tinha no braço. O professor Leão não me disse nada e não tenho essa certeza. Se for chamado, estou pronto", disse o goleiro, que não atua desde o empate de 2 a 2 contra o Vitória, pela Copa do Brasil, em 21 de abril. Ou seja, já são três meses de ausência.
Mas o tom do goleiro foi de desabafo. "Se voltar, será numa situação de muito disse-me-disse. Há gente que escreve ou fala um monte de bobagem. Digo que ganho a minha vida debaixo de um sol de 40 graus. Cada um avalia do jeito que quer. Já não me preocupo mais com o que falam ou escrevem", frisou o goleiro, que está há onze anos no clube e só ficou fora do time em 2003, quando foi suspenso, por quatro meses, após ser pego no exame antidoping.
Aquele foi o último ano em que a camisa 1 foi de três goleiros: Harlei, Gilmar e Rodrigo Calaça, que se firmou e teve sequência invicta de 16 jogos. Se Harlei for confirmado, será o terceiro goleiro do Goiás a atuar na Série A de 2010 - Fábio e Calaça já jogaram.
"As pessoas gostam de falar, apontar um monte de bobagem. Em 2007, o Goiás estava para cair e nos mobilizamos para o time não cair. Pegamos para fazer e acho que fizemos bem feito", lembrou o goleiro, referindo-se à situação difícil do Goiás para evitar o rebaixamento na última rodada do Brasileiro 2007.
Além do gol, o time poderá ter novidades nas laterais, no meio-de-campo e no ataque. Hoje, de manhã, haverá outro treino. O zagueiro Ernando completa, domingo, 200 partidas oficiais pelo alviverde.
Julgamento no STJD vai ser 3ª feira
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) definiu ontem que o técnico Leão e os jogadores Rafael Moura e Romerito serão julgados na terça-feira por causa de incidentes no jogo em Salvador, nos 2 a 2 diante do Vitória, na 2ª Comissão Disciplinar.
Suspensos preventivamente pelo STJD, quarta-feira, eles não poderão estar em ação contra o Avaí, domingo. Mas o advogado do Goiás, Carlos Portinho, espera que hoje o presidente do STJD, Rubens Approbato Machado, acate o pedido de reconsideração da suspensão solicitado pelo clube.
"Acho que a medida (reconsideração) é urgente e espero que seja acatada. E eu não vejo a necessidade de suspensão preventiva agora", comentou o advogado, confiante de que os três alviverdes poderão estar em ação domingo, contra o Avaí, fora. Se o pedido não for acatado, Leão vai ter de comandar o time fora, passando orientações para um auxiliar no banco de reservas.
Portinho adiantou que Leão, Rafael Moura e Romerito devem ir à sessão do STJD, no Rio.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Jogador do Atlético-GO começa a se preocupar com rebaixamento.

Lanterna do Campeonato Brasileiro, tendo conquistado apenas sete pontos em 11 jogos, o Atlético-GO já demonstra preocupação com o risco de rebaixamento para a Série B. Para evitar esta incômoda situação, os jogadores do clube sabem que a equipe deverá buscar bons resultados dentro e fora de casa.
Para o zagueiro Daniel Marques, a reação não pode demorar.
- Temos condições de sair dessa, mas precisamos conseguir as vitórias em casa e começar a pensar na melhor formação, na melhor maneira de conquistar as vitórias fora também. Não vai ter como não ganhar nenhuma fora de casa, a questão é saber a hora e buscar esse equilíbrio.
Para começar uma recuperação, o Atlético-GO enfrentará nas próximas duas rodadas do Brasileirão o Guarani, em casa, e o Ceará, no Castelão, clubes que subiram juntos com o time goiano para a Série A em 2009. Segundo o jogador, a vitória é possível nesses dois jogos.
- Precisamos acertar alguns detalhes para que possamos dar uma resposta ao nosso torcedor e que venha ter essa sequência de vitórias. Vencer o Guarani e depois temos um jogo difícil contra o Ceará, que é uma das melhores equipes que acabaram subindo, e a gente tem que pensar em estar sempre vencendo para sair dessa situação o mais rápido possível.
Por fim, Marques afirmou que acha que o grupo de atletas da equipe tem muitas qualidades.
- Com o grupo de jogadores que nós temos, que são atletas de nível e que estão sempre lutando, tenho certeza que uma hora a fase vai mudar. Até o final do campeonato tem muita coisa para acontecer. Nós temos time para se manter na Série A.

Retrospecto diante do Guarani anima Dragão.

Sábado, às 18h30, no Estádio Serra Dourada, o Atlético busca a terceira vitória na Série A do Brasileiro. O adversário, o Guarani, é velho conhecido da equipe atleticana nas três últimas temporadas e sobre quem o time goiano mantém bom retrospecto nos seis jogos disputados em 2007 (Copa do Brasil), 2008 (Série C do Brasileiro) e 2009 (Série B do Brasileiro).
No geral, os dois times já se enfrentaram 12 vezes - foram 7 triunfos do Atlético, 2 empates e 3 vitórias do Guarani. Nos seis últimos jogos, o Atlético venceu cinco vezes e só empatou, de 0 a 0, na Copa do Brasil de 2007. O bom aproveitamento é visto com bons olhos no clube, mas o discurso é de respeito ao adversário, pois o Atlético faz campanha ruim no Brasileirão - é lanterna com 7 pontos e é o único time que ainda não atingiu pontuação com dois dígitos, ou seja,10 pontos acima.
"Temos uma história em comum com o Guarani, pois já é adversário que encaramos em jogos decisivos e, neles, conseguimos êxito", lembrou o goleiro Márcio. Ele conhece muito bem o time paulista. Afinal, Márcio está no Atlético desde 2007, ano em que o Dragão eliminou o Guarani na Copa do Brasil - vitória de 2 a 0 e o empate de 0 a 0.
Para o goleiro, vencer sábado não significa só manter o bom retrospecto. O camisa 1 rubronegro entende que a vitória pode trazer mais ânimo para o time sair das últimas posições na Série A.
Márcio
Autor de 14 gols em partidas oficiais, Márcio espera fazer seu primeiro gol na Série A do Brasileiro. "Estou na busca (do gol). Mas o mais importante é vencer", explicou o camisa 1, preocupado com o baixo aproveitamento ofensivo do Dragão - a equipe fez 10 gols em 11 jogos,número superior só ao Ceará, cujo setor ofensivo tem nove gols.

Nas Séries C (2008) e B do Brasileiro (2009), o Atlético se deu bem sobre o Bugre e, em 4 jogos, teve 100% de aproveitamento: 3 a 0 e 2 a 0 (2008), 4 a 1 e 3 a 1 (2009). Na Série C, os dois times brigaram pelo título, mas o Atlético ganhou fôlego após os 3 a 0 em Campinas e levantou a taça. No ano passado, o Bugre teve campanha melhor e foi vice-campeão - o Atlético foi o 4º colocado.
Nos quatro jogos, o Dragão fez 12 gols e sofreu 2. O atacante Marcão é goleador nos jogos com cinco gols, seguido pelo meia Elias, autor de três, e do atacante Juninho, com dois gols. Curiosamente, Marcão e Elias não devem iniciar o jogo de sábado.
Enquanto o time pretende manter o bom aproveitamento sobre o Guarani, a diretoria trabalha para contratar mais um atacante de área.

Goiânia perde para a Jataiense.

O Goiânia continua sem vencer na 2ª Divisão do Campeonato Goiano. Ontem à noite, em jogo pela 3ª rodada, no Estádio Arapucão, o Galo perdeu para a Jataiense por 2 a 1.
Foi a segunda derrota do Goiânia na competição - na estreia perdeu para o Iporá por 1a 0. Com 1 ponto, o alvinegro ocupa a 10º posição.
Os outros resultados da rodada de ontem foram: Cristalina 3 x 2 Novo Horizonte; Anápolis 2 x 1 Iporá; e Rioverdense 1 x 2 Inhumas.
Hoje, às 20h30, o Goianésia recebe o Nerópolis, no Estádio Valdeir José de Oliveira, no encerramento da rodada.

Cavalo chega e tenta motivar Vila.

O Vila Nova conta agora com doses cavalares de motivação para escapar do rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro. O clube apresentou ontem o técnico Roberto Cavalo, de 47 anos, contratado pela sua capacidade de tirar o máximo do elenco e reverter situações adversas.
O novo comandante colorado foi avaliado pelo presidente Geso de Oliveira como um técnico motivador, capaz de fazer com que o time goiano melhore na classificação da Segundona. "Ele é um profissional muito positivo e tenho certeza de que as coisas vão melhorar", prevê. De acordo com o dirigente, Cavalo foi o primeiro treinador a ser contatado pela diretoria.
Questionado sobre o que o trouxe ao clube, Roberto Cavalo teve a resposta na ponta da língua: "O nome do Vila Nova." "O clube é muito grande. Tem tradição e uma torcida que sempre fez a diferença. Ela dificultava muito as coisas quando jogávamos contra", acrescenta.
O novo treinador conta que já viveu situação semelhante no ano passado, quando pegou o Paraná na zona do rebaixamento. "Muita gente dizia que o time já tinha caído, mas conseguimos reverter tudo. Se houvesse mais cinco rodadas,chegaríamos à Série A", garante.
O último clube de Roberto Cavalo foi o Mixto (MT). Os principais times pelos quais o técnico gaúcho já passou são Paraná, Bahia, Gama, Náutico, Santo André, Paysandu e Avaí. Em 1998, Cavalo foi campeão da Série C do Brasileiro pelo Avaí. No futebol goiano, o treinador passou pela Anapolina, no final da década de 1990.
A estreia do técnico pelo Vila Nova será amanhã, às 21 horas, contra o Coritiba, no Estádio Serra Dourada. Junto com estará o auxiliar-técnico Robério José, irmão de Roberto Cavalo, também conhecido como Cavalinho.
Segundo o técnico, a primeira impressão do elenco foi boa. Ele já trabalhou com o meia David, os volantes Rodrigo Thiesen e Tiago Gaúcho e Juninho. "Já jogamos contra o Roni, que nos tirou alguns bichos", brinca Cavalo, que é o quarto treinador do clube na temporada.
No primeiro coletivo, o técnico sentiu o time muito abatido no início, mas viu uma evolução da equipe no decorrer da atividade. "A primeira parte foi abaixo da média. O time estava muito abatido e faltava coragem para tentar as jogadas. Então, tivemos uma boa conversa para aumentar a confiança", conta.
Ontem, o time treinou o coletivo com uma mudança em relação ao último jogo. Na lateral-esquerda, Jorge Henrique entrou no lugar de Rogério. O time foi formado por: Max; Dedê, Mimica, Pablo e Jorge Henrique; Erick, Rodrigo Thiesen, Wendel e David; Bruno Lopes e Roni.
Os preços dos ingressos para o jogo de amanhã já estão definidos. A entrada para arquibancada custa 10 reais. Para cadeira, é 40 reais.

STJD suspende Leão e dois jogadores do Goiás por 30 dias.

O treinador do Goiás, Emerson Leão, e dois jogadores do clube - Rafael Moura e Romerito - estão suspensos, preventivamente, por 30 dias, devido aos incidentes após o jogo contra o Vitória, no último dia 21, no Barradão, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Rubens Approbato, aceitou o pedido da Procuradoria do STJD e puniu o trio, segundo o site "Justiça Desportiva".
- Não se pode admitir que atletas, técnicos, dirigentes se envolvam em atos, até de natureza penal, que servem para desmoralizar o emblema máximo brasileiro, sem que se aplique, desde logo, o corretivo permitido no Código, até como exemplo a ser dado aos que, no futuro, pudessem ter a ideia de impunidade pela prática de atos como os narrados - escreveu Approbato no despacho.
Acusado de agredir um jornalista, Leão vai responder a seis artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: 243-B (“constranger alguém, mediante violência, grave ameaça ou qualquer outro meio”); 243-D ("incitar publicamente o ódio ou a violência”); 254 ("praticar agressão física"); 257 (“participar de rixa”); 258, §2º, II (“desrespeitar os membros da equipe de arbitragem”); e 258-B ("invadir local da partida”).
Rafael Moura, que deu um soco no jornalista, está incurso em cinco artigos. Os mesmos do treinador, com exceção do 258-B (invasão). Romerito responde por constrangimento mediante violência, participar de rixa e desrespeitar a arbitragem. O Goiás corre risco ainda de ser multado em até R$ 10 mil pela atitude de seus representantes.
A data do julgamento dos casos ainda não foi marcada.
O Goiás, em seu site oficial, afirmou que o departamento jurídico do clube prepara um recurso para pedir a reconsideração da decisão tomada pelo presidente do STJD.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Atlético-GO terá desfalques e uma possível estreia contra o Guarani.

O Atlético-GO tem mais quatro dias de preparação para enfrentar o Guarani, no próximo sábado, às 18h30, no Estádio Serra Dourada. Serão dias de muito trabalho para o técnico Roberto Fernandes, que terá três desfalques para o confronto. Além de Pituca e Chiquinho, que receberam o terceiro cartão amarelo, o Dragão perdeu mais um titular e uma opção para o banco de reservas.
Em julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio, o zagueiro Jairo foi punido com duas partidas de suspensão por ter sido expulso na derrota por 3a 2 para o Atlético-MG. Jairo ficou de fora uma partida e terá de cumprir a segunda, no sábado. Welton Felipe foi punido pela expulsão na derrota para o Fluminense (1 a 0), dia 15 de maio, mas como pegou um jogo de suspensão, já cumprido, volta à zaga rubro-negra.
Já o lateral-direito Márcio Gabriel, expulso nas semifinais da Copa do Brasil contra o Vitória, respondeu aos artigos 243-F (ofensa à honra) e 258 (conduta antidesportiva) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O jogador foi suspenso por quatro partidas e só poderá atuar contra o Palmeiras, dia 26 de agosto.
Por outro lado, Carlinhos Bala não tinha sido regularizado na CBF até a noite desta segunda-feira, mas garante que está em boas condições físicas para estrear.

Leão comanda treino do Goiás e lamenta últimos pontos perdidos.

O técnico Emerson Leão comandou um trabalho tático no C.T. Edmo Pinheiro, no Parque Anhanguera na tarde desta terça-feira. A atividade marcou o início do trabalho de preparação da equipe esmeraldina antes do confronto diante do Avaí, marcado para o próximo domingo, às 16h, na Ressacada.
Após o treino, Leão analisou o momento do Goiás no Campeonato Brasileiro e lamentou pontos perdidos.
– Jogamos bem nas últimas partidas antes da paralisação do campeonato e, quando retornamos, fizemos outras três boas partidas e uma ruim, que foi justamente contra o Atlético-PR. Nas boas, infelizmente nossa estrela não brilhou na hora de fazer o gol, com exceção do jogo diante do Vitória. Então, a tônica deve ser o reconhecimento dos erros para podermos trabalhar firme e buscar a perfeição nos treinamentos, pois poderíamos ter conquistado pelo menos cinco pontos a mais nas últimas rodadas. Amanhã (quarta-feira) teremos a primeira parte das definições para enfrentar o Avaí - analisou Leão.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Goiânia tenta regularizar mais dois.

Depois do empate de 1 a 1 com o Anápolis, domingo, fora de casa, o Goiânia corre contra o tempo para regularizar mais dois jogadores para a terceira partida da equipe na 2ª Divisão do Campeonato Goiano, amanhã, às 20h30, contra a Jataiense, em Jataí.
O supervisor do clube alvinegro, Marcelo de Jesus, aguarda a chegada do certificado de transferência internacional para regularizar o meia Jean Michel, de 30 anos, que veio do União da Ilha da Madeira (Portugal).
Outro que também aguarda regularização é o meia Cléo, que veio do Sampaio Corrêa (MA). "A situação do Cléo é mais fácil de ser resolvida, pois não depende de uma transferência internacional", disse.

Atlético terá desfalques e estreia contra Guarani.

O Atlético tem mais quatro dias de preparação para enfrentar o Guarani, sábado, às 18h30, no Estádio Serra Dourada. Serão dias de muito trabalho para o técnico Roberto Fernandes, que terá três desfalques para o confronto. Além de Pituca e Chiquinho, que receberam o terceiro cartão amarelo, ontem à noite, o Dragão perdeu mais um titular e uma opção para o banco de reservas.
Em julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio, o zagueiro Jairo foi punido com duas partidas de suspensão por ter sido expulso na derrota por 3 a 2 para o Atlético (MG), dia 15. Jairo ficou de fora uma partida e terá de cumprir a segunda sábado. Welton Felipe foi punido pela expulsão na derrota para o Fluminense (1 a 0), dia 15 de maio, mas como pegou um jogo de suspensão, já cumprido, volta à zaga rubronegra sábado.
Já o lateral-direito Márcio Gabriel, expulso nas semifinais da Copa do Brasil contra o Vitória, respondeu aos artigos 243-F (ofensa à honra) e 258 (conduta antidesportiva) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O jogador foi suspenso por quatro partidas e só poderá atuar contra o Palmeiras, dia 26 de agosto.
Por outro lado, Carlinhos Bala. Até ontem, o atacante não tinha sido regularizado na CBF, mas garante que está em boas condições físicas para estrear.

Caso Felipe motiva cobrança de Leão.

Com problemas no aproveitamento de finalizações e ainda sem vencer após o reinício do Campeonato Brasileiro, o Goiás sente falta de seu artilheiro na temporada, o atacante Felipe. O jogador se recupera de lesão muscular, a segunda contusão em três meses fora dos gramados - seu último jogo foi em 21 de abril (veja quadro). No meio de tudo isso, o jogador recebeu proposta para deixar o alviverde. A situação parece ter se tornado uma espécie de caixa-preta e motivou até uma queixa do técnico Leão após a derrota para o Atlético (PR), domingo, por 2 a 0.
"Temos dois centroavantes que estão esperando para jogar. O Pedro (Pedrão) e o Felipe, que faz quatro meses que está afastado dos jogos e não consegue se recuperar. Está na hora de tomarmos uma decisão", disse o treinador alviverde, que viu seu time marcar dois gols e sofrer cinco em quatro partidas após a paralisação do Brasileiro para a Copa do Mundo, além de perder nove posições na tabela.
Felipe já treinou com Leão e chegou a participar de coletivos. O jogador sofreu uma lesão num dos ligamentos do joelho direito no dia 21 de abril, ainda sob o comando de Jorginho. Durante 36 dias, o atacante ficou parado e voltou no dia 27 de maio, já bem próximo da paralisação para a Copa do Mundo. Para não ser precipitada, a comissão técnica decidiu prepará-lo para o reinício da Série A, no último dia 14. Mas na véspera, Felipe voltou a se machucar e, no momento, se recupera da lesão muscular.
Artilheiro do Goiás na temporada com um gol a mais do que Rafael Moura (10 a 9), Felipe pode voltar aos treinos ainda nesta semana. Até a 11ª rodada do Brasileirão de 2009, momento atual da competição deste ano, o atacante já tinha feito 24 gols pelo alviverde. "Ele fez a inter-temporada normal e sofreu nova lesão. Ele volta em, no máximo, uma semana. Pode surpreender e voltar antes", esclareceu Marcelo Almeida, um dos médicos do alviverde.
Felipe teve proposta do Al Nasr, time dos Emirados Árabes comandado por Hélio dos Anjos, com quem Felipe trabalhou no Goiás na temporada passada - fez 34 gols e foi o 2º maior goleador no Brasil. Com aumento recebido pela diretoria e compromisso de cumprir o contrato até o fim do ano, a transferência não ocorreu. Mas a janela só se fecha no dia 19 de agosto.

Paulo Comelli pede para sair do Vila Nova após criticar elenco.

Durou apenas três jogos a permanência de Paulo Comelli no comando do Vila Nova. Oficialmente, o técnico pediu demissão ontem após entender que sua saída era melhor tanto para ele quanto para o clube. Contudo, a relação entre o profissional e o elenco ficou estremecida após Comelli criticar a qualidade do grupo e citar a faixa salarial dos jogadores em entrevista após a derrota para o Duque de Caxias, no sábado.
O presidente Geso de Oliveira afirma que foi pego de surpresa com o pedido de demissão feito por Comelli. "Insistimos que ele ficasse, mas ele não se sentia confortável", disse. O auxiliar-técnico André Chita, que chegou após a saída de Zé Roberto, foi convidado para assumir a equipe interinamente.
De acordo com Paulo Comelli, o Vila Nova tem condições de se recuperar na competição e evitar o rebaixamento. "Ainda tem muito campeonato pela frente e alguns jogadores não renderam o que sabem. O elenco tem um grande potencial", afirma.
Segundo ele, o clube está sofrendo com as consequências de uma mudança radical com a reformulação do elenco durante a competição.
"Demanda tempo para o grupo se encaixar e ganhar um padrão de jogo", afirma.
Silêncio
Ontem, os jogadores que atuaram no sábado treinaram na academia e, em seguida, correram ao redor do campo no Onésio Brasileiro Alvarenga. Hoje, o time treina em dois períodos. Alegando que não estavam à vontade, os atletas pediram para não dar entrevistas ontem e foram atendidos pela diretoria colorada.


Atlético-GO busca regularidade para fugir da zona de rebaixamento.

Depois da vitória sobre o Corinthians, líder do Brasileirão, o Atlético-GO esperava ter encontrado o caminho das vitórias e da regularidade. Contudo, no sábado, contra o Vasco, voltou a perder (2 a 0). O Rubro-Negro mandou duas bolas no travessão e perdeu um pênalti.
O goleiro Márcio ressalta que o Dragão ainda busca uma sequência de bons resultados.
Ir bem fora de casa é sempre muito difícil. O alento é que estamos jogando bem. Precisamos consertar alguns erros para conquistar as vitórias - analisou o goleiro após a partida.
Para o volante Robston, que perdeu um pênalti, o time não tem mostrado capacidade de recuperação e tem perdido quando leva um gol primeiro.
A gente ganhou os jogos em que saímos na frente. Quando a gente saiu atrás, perdeu. Temos de corrigir isso. A gente tem de trabalhar no limite - revela.
O meia Anailson acredita que também esteja faltando sorte ao Dragão.
A noite não era nossa, mas não podemos abaixar a cabeça - pondera.
O Atlético-GO volta a campo no próximo sábado, no estádio Serra Dourada, contra o Guarani.

Amaral reconhece que Goiás já tem que se preocupar em não cair.

Há quatro jogos sem vencer, desde o reinício do Campeonato Brasileiro, o Goiás despencou à 16ª posição, com 12 pontos, e só não se encontra ainda na zona de rebaixamento por ter vantagem no critério de desempate em relação ao Botafogo, que tem uma vitória a menos.Hora de acender o sinal vermelho no Serra Dourada.
O volante Amaral, que cabeçou uma bola na trave, mas jogou mal na derrota de domingo para o Atlético-PR, admitiu que o jejum preocupa e que o time já começa a brigar contra o rebaixamento.
Sabemos que não podemos deixar para depois. Sabemos que o campeonato é longo, mas temos que nos preocupar sim. A cada equipe que perdemos, ficamos pra trás. Temos que pontuar para sair o mais rápido dessa situação - disse o volante.
Parte do drama vivido pelo Goiás é o desempenho apenas mediano no seu estádio. Em anos anteriores, o Serra Dourada foi um trunfo para o Esmeraldino, mas neste ano, a equipe só conquistou cinco em 15 pontos disputados na arena - oito em 18 se contarmos a vitória no clássico contra o Atlético-GO, que teve mando do arquirrival goiano. Amaral acredita que os adversários estão mais atentos para a força do time em casa e têm jogado atrás quando visitam Goiãnia.
As equipes vêm jogando bastante fechadas e jogando no nosso erro. Nos últimos anos, conseguimos pontuar mais, mas o campeonato é longo, temos que conseguir mais pontos dentro de casa.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Reapresentação, somente na terça-feira.

Os jogadores que participaram do confronto de hoje, diante do Atlético-PR, recebem folga geral nesta segunda, e voltam a treinar apenas na terça-feira pela manhã, às 08h30, no C.T. Edmo Pinheiro, onde amanhã, às 15h30, os jogadores que não foram relacionados treinam normalmente.

Durante a semana Emerson Leão vai ter muito tempo para corrigir os erros cometidos, no último jogo. Terça e Quarta-feira o elenco treina em dois períodos no CT do Parque Anhanguera.

Quinta-feira elenco folga pela manhã, e treina a tarde na Serrinha, Sexta-feira tem treinamento em dois períodos na Serrinha. No sabádo, toda delegação viaja para Florianópolis para o duelo contra o Avai, marcado para domingo, às 16 horas.

Jogo este que pelo horário muito provavelmente será televisionado para Goiânia, em canal aberto (Tv Anhanguera).

Em dia de boas notícias, Atlético-PR bate Goiás e deixa zona da degola.

O Atlético-PR só teve notícias animadoras neste domingo. A vitória por 2 a 0 sobre o Goiás, no Serra Dourada, foi incontestável e tirou a equipe da zona de rebaixamento. Além disso, a defesa, que iniciou a rodada como uma das mais vazadas do campeonato, não sofreu gol pelo segundo jogo seguido e se arriscou no ataque com Manoel, que abriu o placar. Foi o primeiro triunfo do Furacão fora de casa no Brasileirão. E para completar, o time viu o atacante Maikon Leite marcar seu primeiro gol com a camisa do clube. O Goiás, que não venceu após a Copa do Mundo, tem Leão com o cargo cada vez mais a perigo.
Com a segunda vitória seguida (bateu o Santos na quarta-feira), o Furacão chegou aos 13 pontos e terminará a rodada fora do grupo dos quatro últimos colocados. Isso porque a vitória fez a equipe ultrapassar o próprio Goiás e o Atlético-MG, que só empatou com o Avaí no sábado. Os goianos permanecem com 12 pontos, em situação preocupante na competição.
Manoel, autor do primeiro gol atleticano, voltou ao time depois de quatro jogos suspenso por conta da confusão com o palmeirense Danilo na Copa do Brasil. Ele formou a zaga com Leandro e Bruno Costa.

Zaga paranaense mostra habilidade

O time de Émerson Leão parecia ter os nervos no lugar depois de toda a confusão no jogo contra o Vitória, no qual o técnico e o atacante Rafael Moura se desentenderam com repórteres no Barradão. Consciente, o meio de campo tentava manter a posse de bola e criou mais chances do que o rival nos primeiros minutos.
Aos 10 minutos, um lance polêmico. Bruno Mineiro fez um golaço de fora da área, acertando uma bomba sem deixar a bola cair. O camisa 11 saiu para comemorar e, quando o Goiás já se preparava para dar a saída de bola, o auxiliar chamou o árbitro Ricardo Marques Ribeiro para relatar um toque de mão de Alex Mineiro, que deu o passe para Bruno. O lance foi anulado.
A jogada acordou o Atlético-PR, que apenas assistia ao toque de bola do rival. O Furacão resolveu buscar mais o jogo e aproveitar os contra-ataques, já que a defesa goiana deixava muitos espaços. Na defesa, o trio de zagueiros começava a se destacar anulando Rafael Moura e Éverton Santos.
Aos 27, os defensores se aventuraram no ataque e obtiveram êxito. Quem disse que zagueiro não sabe driblar? Bruno Costa provou o contrário, partiu pela esquerda e deixou Rafael Toloi no chão. De pé direito, ele cruzou na cabeça de Manoel, que testou para o gol com firmeza, sem chances para Calaça. 1 a 0 Furacão, graças aos zagueiros.
Do outro lado, o Goiás começou a perder gols em sequência. Logo depois do tento atleticano, Bernardo cobrou falta e acertou o travessão do goleiro Neto. Aos 35, foi a vez de Rafael Moura chutar e atingir o poste esquerdo do Atlético-PR. A sorte estava com os paranaenses.

Uniforme diferente, futebol também

O Goiás voltou com roupa diferente para a segunda etapa: a tradicional camiseta verde no lugar da branca, utilizada nos primeiros 45 minutos. Leão conversou muito com o grupo no retorno ao gramado, e pediu pressão para cima dos visitantes. Isso porque o Esmeraldino começou em alta velocidade, criando muitas chances - e perdendo mais gols.
Aos 9, Wellington Saci avançou pela esquerda e exigiu grande defesa de Neto. Depois, foi a vez de Bernardo arrematar de fora da área e dar mais trabalho ao goleiro. Percebendo a pressão, Carpegiani fez duas alterações que melhoraram ainda mais os dois pontos fortes do Atlético. Para reforçar a boa defesa, o zagueiro Alex Fraga substituiu Wagner Diniz. E para dar velocidade ao contragolpe, Maikon Leite no lugar de Alex Mineiro.
No Goiás, Leão lançou Otacílio Neto no ataque e o jogo ficou ainda mais aberto. Enquanto os goianos se cansavam de desperdiçar bons lances, o Furacão foi preciso. Em sua melhor jogada, Maikon Leite avançou em velocidade, saiu costurando a defesa e chutou de chapa, tirando de Rodrigo Calaça: 2 a 0 e jogo definido para os paranaenses.
No fim, Amaral acertou a terceira bola do Goiás na trave. Para provar mais uma vez que a tarde era mesmo do Atlético-PR, que deixou o campo comemorando muito a fuga da zona da degola.

Em busca da regularidade, Atlético quer corrigir erros.

Depois da vitória sobre o Corinthians, líder do Brasileirão, o Atlético esperava ter encontrado o caminho das vitórias e da regularidade. Contudo, no sábado, contra o Vasco, voltou a perder (2 a 0) jogando melhor do que o adversário. O rubronegro mandou duas bolas no travessão e perdeu um pênalti.
O goleiro Márcio ressalta que o Dragão ainda busca a regularidade. "Ir bem fora de casa é sempre muito difícil. O alento é que estamos jogando bem. Precisamos consertar alguns erros para conquistar as vitórias", analisou o goleiro após a partida.
Para o volante Robston, que perdeu um pênalti, o time sempre perde quando leva um gol primeiro. "A gente ganhou os jogos em que saímos na frente. Quando a gente saiu atrás, perdeu. Temos de corrigir isso. A gente tem de trabalhar no limite", revela.
O meia Anailson acredita que também esteja faltando sorte ao Dragão. "A noite não era nossa, mas não podemos abaixar a cabeça", pondera.

Anápolis e Goiânia ficam no empate.

No duelo dos galos, Anápolis e Goiânia empataram por 1 a 1, ontem, no Estádio Jonas Duarte, pela Divisão de Acesso do Campeonato Goiano. Valdeir marcou para o Goiânia aos 11 minutos do 2º tempo. Ludemar empatou para o Anápolis aos 29. Ambos marcaram o primeiro ponto.
Com 6 pontos, o líder é o Mineiros, que venceu a Jataiense por 2 a 0, no Estádio Odilon Flores. O Iporá venceu, no sábado, a Rioverdense por 1 a 0, no Ferreirão, e está em 2º, também com 6, mas com saldo de gols menor. Goianésia (3º) empatou em casa com o Cristalina (6º) por 1 a 1. Já Aparecidense ganhou em casa por 2 a 1 do Inhumas.

Goiás cai diante do Furacão no Serra.

Não adiantou nem a troca de camisas no intervalo. Com a opção branca do uniforme dois no primeiro tempo, o Goiás levou o primeiro gol do Atlético (PR). No segundo tempo, voltou ao gramado do Serra Dourada com o uniforme principal, verde, mas sofreu o segundo gol e perdeu por 2 a 0 para o time paranaense, que até então não tinha pontuado fora de casa, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Sem vencer após a paralisação para a Copa do Mundo - são dois empates e duas derrotas -, a má fase do Goiás agora tem mais um elemento: o fantasma da zona de rebaixamento. O alviverde tem problemas no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) - por conta de envolvimento em briga generalizada no Estádio Barradão -, aproveitamento ruim em jogos em casa (33,33%), tem pecado nas finalizações, não vence há quatro partidas e agora está em 16º, o primeiro fora da faixa de degola. Em quatro rodadas, perdeu 9 posições (do 7º para 16º).
Na saída do gramado, os esmeraldinos ouviram protestos dos torcedores. Mas não houve consenso entre a torcida aos 44 minutos do primeiro tempo, quando o goleiro Rodrigo Calaça, titular em dez jogos neste Brasileirão, saiu mal para dividir uma bola com Leandro. O zagueiro adiantou demais a bola e não conseguiu concluir. Neste momento, parte da torcida gritou o nome de Harlei, que por 11 anos foi titular no alviverde. Na sequência, outra parte dos torcedores vaiou e gritou o nome de Calaça.
Foi um jogo em que o Goiás teve chances não aproveitadas e a maioria dos jogadores não atuou bem. A equipe acertou a trave três vezes. O primeiro tempo começou com um gol anulado do Atlético (PR), aos 10 minutos. No passe para a finalização de Bruno Mineiro, Alex Mineiro ajeitou com a mão. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro chegou a validar o gol, mas foi alertado pelo 4º árbitro (Wellington Branquinho) e anulou.
O Goiás sofreu o primeiro gol aos 27 minutos. Dois zagueiros rubronegros fizeram a jogada na área esmeraldina. Bruno Costa cruzou da esquerda e Manoel cabeceou para a rede. Até o final da primeira etapa, foram mais quatro chances alviverdes, incluindo duas bolas na trave, mas o Goiás não chegou ao empate.
No segundo tempo, o Goiás se soltou mais e teve oportunidades de gol. Também abriu mais espaços, aproveitados pelo Atlético (PR), que chegou mais também. Aos 35 minutos, Maikon Leite aproveitou para costurar na defesa esmeraldina e chutar no canto esquerdo de Calaça. Amaral ainda acertou a trave pela terceira vez para o Goiás na partida, mas bola no poste não ganha jogo.Julgamento
A dois dias do julgamento que irá encarar no STJD, o Goiás pode ter os denunciados (Rafael Moura, Leão e Romerito) suspensos hoje, na apreciação da suspensão preventiva pedida pela Procuradoria do órgão. Mas como a suspensão será só até o dia do julgamento, que será na quarta-feira, a medida se tornou inócua.

Ontem, o técnico Emerson Leão desqualificou uma das denúncias - a que se baseia no artigo 258-B (invasão) - e se disse tranquilo em relação às outras. Ele responderá ainda por infrações contidas em outros cinco artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: agressão, participação em rixa, incitar a violência, conduta antidesportiva e constrangimento de outro.

sábado, 24 de julho de 2010

Vila pega o Duque no jogo dos desesperados.

O Vila Nova tem hoje um confronto direto na luta contra o rebaixamento para a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro. O adversário é o Duque de Caxias, às 21 horas, no Estádio do Engenhão, no Rio, pela 10ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O colorado é o lanterna com 4 pontos. O time carioca está abre a zona do descenso, em 17º lugar, com 6 pontos. No ano passado, alvirrubro venceu o adversário por duas vezes. No 1º turno, os goianos ganharam por 2 a 1, no Estádio Giulitte Coutinho, em Mesquita (RJ). No returno, nova vitória alvirrubra por 3 a 2 no Estádio Serra Dourada.
Para a partida, o técnico Paulo Comelli deve realizar duas mudanças em relação ao time que empatou com o Ipatinga por 2 a 2, em casa, no sábado. No meio-de-campo, Comelli optou por substituir um meia por um volante, dando mais poder de marcação ao setor. Mateus saiu para entrada de Wendel, que foi apresentado no início da semana e já foi regularizado. No ataque, Tiago Miracema deixa o time para a entrada de Bruno Lopes.
Para o lateral-direito Dedê, a situação do Vila Nova é tão complicada que até o empate fora de casa não significa muito para livrar o time da zona do rebaixamento. Por isso, o colorado deve jogar para ganhar, segundo o jogador.
Na opinião do volante Rodrigo Thiesen, o momento é difícil para o Vila Nova, mas os jogadores estão preparados para sair desse situação. E, segundo ele, tudo pode começar a mudar depois de um bom jogo contra o Duque de Caxias. Para o atacante Bruno Lopes, que ganhará uma oportunidade ao lado de Roni, o Vila Nova não pode perder mais. Ele espera aproveitar bem e formar uma nova dupla de sucesso no ataque
colorado.
O meia Mateus, que foi titular contra o Ipatinga, não foi compareceu ao clube ontem à noite para se concentrar com o grupo para o jogo no Rio. O jogador foi afastado do elenco e não viajou com os jogadores relacionados para a partida de hoje.
Duque
O Vila Nova vai reencontrar alguns velhos conhecidos no elenco e na comissão técnica do Duque de Caxias. São o ex-colorado Vitor e o técnico Gilson Kleina, que comandou o time no Campeonato Goiano de 2009.

Kleina testou o esquema 3-5-2 durante a semana em jogo-treino e deve levá-lo para o jogo de hoje. O zagueiro Marlon e o lateral esquerdo Paulo Rodrigues ganharão uma oportunidade. Dessa forma, o volante Thiaguinho e o lateral Marquinho vão para o banco de reservas. No ataque, Geovane Maranhão e Léo Guerreiro disputam a vaga ao lado de Somália.
 FICHA TÉCNICA:
DUQUE DE CAXIAS:Erivelton, Fábio Braz, Marlon e Edson; Amaral, Mancuso, Leandro Teixeira, Leandro Chaves e Paulo Rodrigues; Léo Guerreiro (Geovane Maranhão) e Somália. Técnico: Gilson Kleina
VILA NOVA:Max, Dedê, Mimica, Pablo e Rogério; Erick, Rodrigo Thiesen, Wendel e David; Roni e Bruno Lopes. Técnico: Paulo Comelli.
Local: Estádio do Engenhão (Rio). Horário: 21 horas. Árbitro: Renato Cardoso da Conceição (MG). Assistentes: Marcus Vinícius Gomes (MG) e Celso Luiz da Silva.

Procuradoria do STJD denuncia Leão com base em seis artigos.

Com uma lista de sete itens nas mãos, Emerson Leão fez ontem, na Serrinha, após o treino, o que chamou de "não discurso, mas esclarecimento" sobre a confusão em que se envolveu, junto com jogadores e outros membros da comissão técnica, no Estádio Barradão, após o Goiás empatar por 2 a 2 com o Vitória. Oito horas depois, foi divulgado o teor da denúncia da Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e o técnico alviverde responderá pelas infrações contidas em seis artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
O julgamento está marcado para quarta-feira, mas a Procuradoria também pediu a suspensão preventiva do técnico e dos outros dois jogadores denunciados (Rafael Moura e Romerito). Como o pedido só será apreciado na segunda-feira, este acabou se tornando inócuo.
O envolvimento na confusão fez com que o treinador fosse denunciado por atitudes mais graves, como agressão, incitação à violência e participação em rixa, e mais leves, como invasão, atitude contrária à disciplina ou à ética desportiva e constrangimento de outros. Rafael Moura foi denunciado com base em cinco artigos e Romerito, em três (veja quadro).
Ontem, na Serrinha, houve praticamente uma força-tarefa para responder pelo episódio em Salvador. Além de Leão, falaram os três jogadores que foram parar na delegacia - Rafael Moura, Romerito e Marcão - e que foram denunciados, assim como o treinador, por lesão corporal leve pelo repórter Roque Santos. Na terceira sessão de entrevistas, estiveram o presidente Syd de Oliveira Reis, seu assessor João Gualberto, o advogado Gustavo Oliveira, o gerente de futebol Beto Souza e o diretor administrativo Gilberto Sebba.
Defesa
Pela manhã, Gustavo Oliveira disse que a defesa do técnico e dos jogadores ainda não tinha uma linha definida. À noite, afirmou à reportagem que não havia se informado totalmente sobre a denúncia e o pedido de suspensão preventiva. No Rio, a defesa deverá ser feita por Carlos Portinho.

Seguindo a lista que levou para a entrevista coletiva, Leão criticou a súmula do árbitro Péricles Bassols (RJ) - que contém informações erradas -, a arbitragem em geral, um dirigente do Vitória, a organização do clube baiano no jogo, a polícia, a Rádio Metrópole - onde trabalha Roque Santos -, e outros funcionários da mídia (criticou ainda o fato de alguns repórteres não serem formados).
Após falar sobre o episódio por 24 minutos, Leão respondeu perguntas ontem. Segundo ele, "estava de posse do meu domínio, não estava desesperado" durante a confusão. Sobre o envolvimento dos jogadores e da comissão técnica, afirmou que eles "simplesmente tentaram não apanhar e revidaram, é bem verdade". No processo na Justiça comum, segundo ele, os esmeraldinos são "vítimas e não agressores".
Rafael Moura diz estar arrependido Melhor em campo pelo Goiás quarta-feira, no empate por 2 a 2 com o Vitória, ao marcar um gol e fazer o cruzamento para o outro, o atacante Rafael Moura também se sobressaiu durante a briga generalizada após a partida. Ontem, o jogador disse estar arrependido pela agressão ao repórter baiano Roque Santos e confirmou que pediu desculpas a ele na delegacia - elas não foram aceitas.
"Estou arrependido. Toda ação gera uma reação, mas não justifica a minha reação do jeito que foi", afirmou o jogador, que disse ter sido atingido durante a confusão - "não sei se pelo Roque". "Estou com vergonha do que aconteceu. Minhas filhas e meu afilhado assistiram às cenas."
Sobre a possibilidade de punição no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, concluiu que "quanto menos eu falar é melhor". O jogador disse que seus familiares, preocupados com sua reação ao episódio, viajaram de Belo Horizonte para Goiânia, ontem, para apoiá-lo.
O meia Romerito afirmou ontem que não participou das agressões. "Falaram que ele caiu e nós chegamos chutando no chão. De maneira alguma nós o agredimos no chão."
O zagueiro Marcão, que não aparece nas imagens durante a confusão, também negou envolvimento e disse que no episódio os esmeraldinos ficaram parecendo bandidos. "Ele (Roque Santos) faltou com a verdade, inventou coisa. Nossa reação não foi ideal, mas ele não pode nos chamar de covardes", disse o jogador, sobre o fato de o repórter ter dito que foi agredido por Marcão. Entre os esmeraldinos que foram parar na delegacia, o zagueiro é o único não denunciado pela Procuradoria do STJD.
Time
O técnico Leão define hoje o time que enfrenta o Atlético (PR) amanhã, no Serra Dourada, às 16 horas. Mas não deve haver mudança em relação à equipe que iniciou contra o Vitória - Rodrigo Calaça; Carlos Alberto, Rafael Toloi, Ernando e Wellington Saci; Amaral, Jonílson, Wellington Monteiro e Bernardo; Éverton Santos e Rafael. 

"Sou vítima que às vezes cometo reações, que cometo hoje muito menos reações do que já cometi"
Leão, técnico do Goiás

"De cabeça quente, no calor do jogo, a gente sai um pouco de si. Conversando com o árbitro, aquela confusão toda e você ser agredido, é difícil. Se fosse fora, não teria aquela reação"

Rafael Moura, atacante do Goiás

Atlético tenta, contra o Vasco, a 2ª vitória seguida.

O Atlético tenta emplacar hoje a sua segunda vitória seguida no Brasileirão - a terceira na competição. O Dragão enfrenta o Vasco, às 18h30, no Estádio de São Januário, pela 11ª rodada desta Série A. A surpreendente vitória sobre o Corinthians, na quarta-feira, deu novo ânimo aos jogadores do rubronegro, que têm a oportunidade de, pelo menos, dormir hoje fora da zona de rebaixamento.
Se vencer o Vasco por qualquer placar e o Atlético (MG) não ganhar do Avaí hoje, o Dragão, lanterna da competição, pode terminar o dia em 16º, a primeira fora da zona de degola. Caso o Cruzeiro vença o Grêmio e o Goiás supere o Atlético (PR) amanhã, o rubronegro goiano terminaria a rodada em 16º se conseguisse bater o Vasco hoje.
Mas os jogadores não querem pensar em hipóteses e sim em fazer sua parte em campo e vencer o Vasco, deixando o time carioca para trás. "Existe uma evolução na equipe. Espero que, com este ânimo renovado, a gente consiga engrenar na competição", estima o goleiro Márcio, um dos melhores em campo na vitória da quarta-feira sobre o então líder Corinthians.
Pela Série B, em 2009, as duas equipes se enfrentaram duas vezes, com um empate (2 a 2), no Serra Dourada, garantido por Márcio, que defendeu um pênalti de Carlos Alberto, além da derrota por 3 a 0, em São Januário. O técnico Roberto Fernandes vê dificuldade-extra na casa do adversário.
"Jogar em São Januário nunca é fácil. Não quero criar polêmica, mas nos últimos jogos em casa, antes de o Vasco criar seu resultado, o adversário teve jogadores expulsos. No último jogo, o adversário (Atlético/PR) teve dois expulsos. Se 11 contra 11 já é difícil, imagine com dois a menos", alerta o técnico.
Roberto Fernandes poderá fazer hoje três mudanças no time em relação àquele que iniciou o jogo contra o Corinthians. Welton Felipe recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão automática. Jairo, que saiu com uma contusão no joelho esquerdo contra o Corinthians, viajou com o elenco e será reavaliado hoje. Daniel Marques deve começar jogando na posição.
Formação
O treinador admitiu iniciar a partida com três atacantes. Porém, acenou para a possibilidade de utilizar um meia no lugar de um atacante. Elias, que cumpriu suspensão, pode retornar ao time. Resta saber quem sairia, já que Marcão, Pedro Paulo e Rodrigo Tiuí foram fundamentais para a vitória atleticana quarta-feira.

FICHA TÉCNICA:VASCO: Fernando Prass; Fagner, Dedé Titi e Carlinhos; Rafael Carioca, Rômulo, Nilton e Fumagalli; Jonathan e Nunes. Técnico: Paulo César Gusmão
ATLÉTICO: Márcio; Dida, Gilson, Daniel Marques e Chiquinho; Pituca, Robston e Willian; Pedro Paulo (Elias), Rodrigo Tiuí e Marcão. Técnico: Roberto Fernandes.
Local: Estádio São Januário (Rio). Horário: 18h30. Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (Aspirante Fifa/BA). Assistentes: Alessandro Rocha (Fifa/BA) e Erich Bandeira (Fifa/PE).
Vasco tenta sair da lanterna
Rio- O Vasco tenta sair da ponta de baixo da tabela de classificação hoje, no estádio de São Januário, onde recebe o lanterna Atlético, na abertura da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O meio-de-campo Carlos Alberto segue fora de forma e não joga hoje, mas deve voltar no clássico com o Flamengo, na próxima rodada.
Quem deve entrar no decorrer da partida é o meia Jéferson, que está recuperado de uma virose que o deixou de fora dos jogos contra Atlético (PR) e Grêmio.

Mano é o novo técnico da seleção.

Ocupar o cargo mais importante do futebol brasileiro com a perspectiva de comandar a seleção numa Copa do Mundo dentro de casa é, teoricamente, o sonho de qualquer treinador. Mas a escolha do novo técnico percorreu um caminho sinuoso, com a recusa dos dois nomes preferidos pela CBF, até a definição por Mano Menezes. O técnico do Corinthians recebeu ontem à noite o convite para o cargo e respondeu que aceita. O anúncio oficial será feito hoje pelo treinador no treino do Corinthians.
O dia de ontem foi de reviravoltas. Na hora do almoço, o presidente Ricardo Teixeira confirmou que Muricy Ramalho era o novo técnico, mas o treinador do Fluminense recusou formalmente o convite horas depois ao não receber a liberação do tricolor. Também para não romper o compromisso com seu clube, Luiz Felipe Scolari, inicialmente o preferido, já havia decidido não voltar à seleção.
Terceira opção da lista da CBF (que tinha ainda Vanderlei Luxemburgo como um quarto nome), Mano Menezes chega à seleção sem problemas para deixar seu clube - o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, tem boa relação com Ricardo Teixeira e chefiou a delegação brasileira na Copa da África do Sul.
Depois de um dia de apreensão à espera da decisão de Muricy, o acerto com Mano foi bem mais rápido. Assim que recebeu formalmente a negativa do treinador do Fluminense, Ricardo Teixeira telefonou para o novo escolhido e ouviu Mano dizer que deseja ser comandar a renovação da seleção brasileira até a Copa do Mundo de 2014.
Em nota publicada no site da CBF, ontem à noite, Ricardo Teixeira explica a opção. "Conversei com muitas pessoas, assisti a debates em vários programas esportivos e ouvi também torcedores para chegar a três nomes. O que determinou a escolha foi o entendimento de que é necessária uma imediata renovação na seleção brasileira, o que o Mano Menezes iniciará já na convocação para o amistoso do dia 10 de agosto contra os Estados Unidos", disse.
Enquanto todos esperavam uma definição do Fluminense e de Muricy, Mano comandava o treino do Corinthians no Parque São Jorge. No começo da atividade, momento em que Muricy era apontado como novo técnico da seleção, Mano estava mais tranquilo do que na véspera, quando era tido como favorito para chegar à seleção. Bastou chegar a notícia de que o Fluminense não havia liberado seu técnico para ressurgir o burburinho. E todos voltaram seus olhares e lentes para Mano novamente.
Entrevista
Na entrevista, o técnico do Corinthians repetiu que não havia recebido nenhum convite da seleção, o que até aquele momento ainda não havia acontecido realmente.

"Sempre fui claro e disse que não havia recebido convite. É demasiadamente desgastante ficar desmentindo o que já nem existia (o convite). É desagradável. Agora vocês sabem que eu não estava mentindo. Ainda bem que alguns ainda falam a verdade no futebol", declarou Mano, que chegou a dizer que torcia para que a CBF e o Fluminense conseguissem se acertar. E elogiou seu colega do tricolor.
Fluminense comemora permanência de Muricy
Rio- A diretoria do Fluminense se surpreendeu, na manhã ontem, ao saber que o técnico Muricy Ramalho estava reunido com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, em um clube da zona Oeste do Rio. Havia o temor de que ele largasse o time na liderança do Campeonato Brasileiro e assumisse a seleção.
Cerca de 2 horas depois que o encontro terminou, a cúpula do Fluminense entrou em contato com o representante do treinador, Márcio Rivelino, e ouviu o que tanto queria: Muricy Ramalho permaneceria no clube, pois já havia acertado verbalmente a renovação de contrato até dezembro de 2012 antes de receber o convite da CBF. Todos nas Laranjeiras respiraram aliviados.
"O Muricy vai continuar conosco, vai cumprir seu compromisso. Pessoas do nível dele são necessários no esporte mundial", disse o presidente do Fluminense, Roberto Horcades.
Mais cedo, o desabafo de Horcades dizendo aos gritos que a CBF tinha de ir atrás do técnico Mano Menezes, do Corinthians, é um exemplo de que sua relação com Teixeira não é das melhores. Ao contrário. Cardiologista e ex-diretor do Hospital das Laranjeiras, Horcades chegou a ser amigo e médico de Teixeira.
Houve algumas desavenças entre eles e a ruptura se deu na reeleição de Fábio Koff na presidência do Clube dos 13, em abril. O motivo: o presidente do Fluminense não votou no candidato apoiado pela CBF, no caso Kléber Leite, ex-presidente do Flamengo.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Vila está definido para pegar o Duque.

O Vila Nova já está definido para enfrentar o Duque de Caxias, amanhã, às 21 horas, no Estádio do Engenhão, no Rio, pela 10ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time fez ontem o último coletivo antes da partida, apresentando duas mudanças em relação ao que empatou com o Ipatinga por 2 a 2, no Serra Dourada, no sábado.
No meio-de-campo, o técnico Paulo Comelli optou por substituir um meia por um volante, dando mais poder de marcação ao setor. Mateus saiu para entrada de Wendel, que foi apresentado no início da semana. No ataque, Tiago Miracema deixa o time para a entrada de Bruno Lopes.
O time foi definido pelo técnico com: Max, Dedê, Mimica, Pablo e Rogério; Erick, Rodrigo Thiesen, Wendel e David; Roni e Bruno Lopes. Na segunda parte da atividade, o comandante colorado promoveu as entradas do lateral-esquerdo Jorge Henrique no lugar de Rogério, do atacante Tiago Miracema na vaga de Roni. Sassá também substituiu Bruno Lopes.
Próximo de ganhar uma oportunidade no ataque titular, Bruno Lopes aposta na parceria a ser formada com o experiente Roni. "Quem sabe está surgindo uma dupla de sucesso no ataque do Vila Nova. Espero aproveitar essa chance", deseja.
Hoje, o time faz um treino leve pela manhã e viaja para o Rio no início da tarde. O atacante Gil foi submetido ontem a uma cirurgia corretiva no olho esquerdo. Ele volta a treinar normalmente somente na segunda-feira. Em data ainda a ser definida, ele passará por outra cirurgia, mas no olho direito.

Pedro Paulo é o talismã das vitórias do Atlético.

As vitórias do Atlético no Campeonato Brasileiro passam pelos pés do atacante Pedro Paulo. O jogador foi decisivo e marcou o segundo gol rubronegro nos triunfos contra o Cruzeiro e Corinthians.
Contra o Timão, então, Pedro Paulo foi autor de um golaço. O atacante fez grande jogada pela esquerda e bateu em diagonal, acertando o ângulo esquerdo do gol de Júlio César. "Fiquei muito feliz por ajudar o Atlético, que precisava da vitória. Fui abençoado por Deus na hora de finalizar e fiz um belo gol", analisa.
Jogador do Atlético (MG), Pedro Paulo chegou ao Dragão por empréstimo e já é um dos artilheiros do time, com dois gols, ao lado dos atacantes Marcão e Rodrigo Tiuí e do meia Elias. Nascido em Datas (MG), ele não nega o estereótipo do típico mineiro. Assumidamente tímido, o jogador revela que fala pouco. E é assim, comendo pelas beiradas, que o mineirinho busca uma vaga entre os titulares do Atlético.
No entanto, dentro de campo, Pedro Paulo é um atacante arisco e objetivo, buscando o gol a todo momento. Fora de campo já começa a se soltar. Ele revela que já está bem ambientado ao clube e aos companheiros. "A gente vai fazendo amizade e começa a fazer brincadeiras", conta.
A mulher dele, Daniela Cristina, e a filha Ana Julia, de 1 ano, também gostaram muito de Goiânia. "Isso me deixa tranquilo para trabalhar e viajar’, destaca.
A artilharia não é prioridade para o jogador, que tem como objetivo ajudar o Atlético a sair da zona do rebaixamento. Segundo ele, a equipe tem de continuar trabalhando forte para continuar crescendo na competição. Ele acredita que, contra o Atlético (MG) e o Flamengo, o time goiano já tinha apresentado um bom futebol, apesar das duas derrotas. "Agora, a vitória trouxe uma tranquilidade para o Atlético trabalhar", analisa.
Pedro Paulo crê que, contra o Vasco, no Rio, amanhã, o Dragão tem de buscar a vitória, mas considera que um empate fora de casa não é um mau resultado. Como se trata de um confronto entre dois times que estão na zona do rebaixamento para a Série B, Pedro Paulo acredita que jogo será bem disputado.
Problemas
O Atlético terá problemas para escalar seu sistema defensivo para enfrentar o Vasco, amanhã, às 18h30, em São Januário, Rio. O zagueiro Welton Felipe recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora do jogo. O companheiro Jairo foi substituído contra o Corinthians em função de dores no joelho e será reavaliado hoje. Ele passou o dia de ontem fazendo tratamento para ter condições de jogo.

Para o goleiro Márcio, a possibilidade de não contar com os zagueiros Welton Felipe e Jairo aumenta a responsabilidade. "Temos de reunir forças nesse momento de recuperação", avalia.
Márcio está se notabilizando como um pegador de pênaltis. Foram três defendidos contra o Palmeiras na Copa do Brasil e mais um contra o Corinthians na quarta-feira.
A receita é simples. "Uso a intuição e procuro acertar o canto. Não dá tempo de ir na bola se esperar o cobrador bater forte", revela.

Esmeraldinos devem ser denunciados hoje no STJD.

Após a briga generalizada entre jogadores e comissão técnica do Goiás e repórteres de Salvador, o que se seguiu ao empate por 2 a 2 entre o alviverde e o Vitória, pela 10ª rodada do Brasileirão, no Estádio Barradão, quarta-feira, os esmeraldinos não responderão somente na Justiça comum pelo episódio - foram denunciados por lesão corporal leve pelo repórter Roque Santos, da Rádio Metrópole, de Salvador. Pode sair hoje ainda denúncia da procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra os envolvidos.
Ontem, o procurador-geral do STJD, Paulo Marcos Schmitt, pediu as imagens do episódio, mas preferiu analisá-las antes de explicar como a denúncia pode ser feita. "Vamos ver a conduta de cada jogador e também do técnico. A princípio, o clube não será penalizado, pois não é um caso de conflito. Vamos analisar, mas trata-se de um caso de agressão ou de conduta antidesportiva", afirmou Schmitt ao site Justiça Desportiva. O árbitro Péricles Bassols relatou o episódio em súmula.
O mais provável é que o técnico Emerson Leão e o atacante Rafael Moura sejam denunciados com base no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê punição para quem "assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva". A pena é de uma a seis partidas ou suspensão por prazo de 15 a 180 dias.
Segundo o ex-presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Goiás (TJD-GO) e juiz eleitoral Alexandre Magno, é difícil que a pena máxima seja aplicada num posterior julgamento. Para ele, o que seria razoável é a suspensão por um ou dois jogos. Além disso, o Goiás poderia ser multado - o valor máximo previsto no CBJD é de R$ 10 mil -, mas Schmitt afirmou que isso não deve ocorrer.
De acordo com Magno, a denúncia por agressão - que é mais pesada e prevê pena de 4 a 12 partidas, de acordo com o artigo 254-A do CBJD - só ocorre quando envolve arbitragem, comissão técnica e jogadores. Mas a Schmitt chega a dizer que pode ser o caso.
Os outros jogadores que responderão na Justiça comum são o meia Romerito e o zagueiro Marcão. Na maior parte das imagens, Romerito aparece tentando conter Leão. Outros membros da comissão técnica que aparecem nas imagens são os preparadores físicos Fernando Leão e Rodrigo Chaves, além do preparador de goleiro Aílton Serafim.
Defesa
O presidente do Goiás, Syd de Oliveira Reis, reiterou em entrevista à reportagem do POPULAR
o conteúdo da nota divulgada pelo clube ontem, perto das 16 horas. O dirigente lamenta o fato e diz que os esmeraldinos revidaram agressões, o que não é justificável. "É uma reação humana normal de quem foi agredido. O que a gente vê é que a nossa equipe está realmente unida. Os atletas foram em defesa do técnico", afirmou.

Sobre a atitude de Leão, Syd de Oliveira Reis disse que não conversou com o treinador e que não há necessidade de fazê-lo. E defendeu o treinador: "Ele estava ainda agitado numa partida que teve grave erro de arbitragem, que não marcou falta em Marcão no lance que originou o gol de empate. Ele não faria nada se não tivesse sido provocado e agredido." O presidente esmeraldino disse não temer punição na Justiça desportiva.
Syd de Oliveira Reis explicou ainda que Romerito se envolveu numa questão de desacato à autoridade. "Um policial colocou o cachorro para cima dele. O Romerito realmente xingou, mas o cachorro. E ele (o policial) interpretou que foi a ele."
O presidente do Goiás diz não acreditar que a imagem do clube seja arranhada. "Vai preservar a imagem de time ordeiro. O episódio está muito distante do futebol. Não foi um caso de repercussão nacional como aquele de Curitiba", afirmou, referindo-se ao quebra-quebra no Couto Pereira, após o rebaixamento do Coritiba para a Série B, no ano passado.
O superintendente do Goiás, Marcelo Segurado,disse que o episódio não pode encobrir erros como os de arbitragem e o fato de haver grande número de pessoas no gramado.
Delegação desembarca em silêncio
Em silêncio e sem ter contato com imprensa e torcida. Foi assim que a delegação do Goiás chegou ontem a Goiânia, por volta de 10h40, no aeroporto Santa Genoveva, após a confusão em Salvador. Ainda na pista, após desembarcarem, os esmeraldinos entraram no ônibus do clube. O letreiro na frente do veículo exibia a frase "paz no futebol".
No aeroporto, 14 torcedores esperavam a delegação. Todos queriam apoiar o time e o técnico Leão. "Tem de ver o que provocou isso (o revide). A imprensa aproveita que o Leão é polêmico", disse o advogado Jerônimo Gomide, de 27 anos.
Depois de deixar o aeroporto pelo portão de serviços, o ônibus do Goiás parou menos de um quilômetro depois. Desceram o assessor da Presidência, João Gualberto, e o médido Marco Antônio Gilabert. O veículo seguiu para a Serrinha. O goleiro Harlei foi o único que apareceu na loja oficial do clube, mas não quis comentar o assunto. Disse que foi sorteado para o doping e deixou o gramado minutos antes do fim da partida.
Leão deixou a Serrinha pelo portão da concentração no carro do preparador físico Rodrigo Chaves. Disse à reportagem que falará só hoje e recebeu o carinho de 7 torcedores dos 14 que estavam no aeroporto.(PP)
Pena por agressão pode ser alternativa
Segundo a imprensa de Salvador, o repórter Roque Santos, que registrou termo circunstanciado de ocorrência denunciando o técnico Leão e três jogadores do Goiás por agressão, disse que, antes do desencadeamento da confusão no Barradão, perguntou ao treinador qual era a reclamação dele sobre a arbitragem. Em seguida, houve briga generalizada no estádio, o que ocorreu após o empate por 2 a 2 entre o alviverde e o Vitória, pela 10ª rodada do Brasileirão.
De acordo com o delegado Pedro Andrade, que colheu os depoimentos após o jogo, a agressão foi considerada leve e por isso não houve prisão. A pena prevista é de até dois anos e poderá ser cumprida com pena alternativa, como prestação de serviços. O repórter também poderá pedir indenização por danos morais. Roque Santos está sendo orientado judicialmente por advogados da Associação dos Cronistas Esportivos da Bahia.
Entrevista
Em nota oficial divulgada ontem, o Goiás afirma que os envolvidos na confusão em Salvador darão entrevista coletiva hoje, após o treino, que está marcado para 8h30. Segundo o presidente Syd de Oliveira Reis, falarão Leão, Rafael Moura, Marcão e Romerito.

Goiás publica nota de esclarecimento.

Confira na íntegra o comunicado: “O Goiás Esporte Clube lamenta profundamente o ocorrido na noite de ontem, no estádio Manoel Barradas, em Salvador, logo após o jogo contra o Vitória, válido pela décima rodada do Campeonato Brasileiro.

Entendermos que as atitudes ocorridas foram reações as agressões inicialmente sofridas pelos atletas e comissão técnica. Entretanto, tais fatos não justificam a violência.

Amanhã pela manhã, logo após a reapresentação do elenco no estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), haverá uma coletiva na sala de imprensa do complexo esportivo para mais esclarecimentos.

A Diretoria.”

Arbitro: REPÓRTER AGREDIU LEÃO PRIMEIRO


O árbitro da partida, Péricles Cortez, relatou na sua súmula de jogo que após a partida entre Vitória e Goiás no Barradão, na noite de ontem, o repórter Roque Santos agrediu o técnico esmeraldino Emerson Leão com o microfone. Na ocasião, Leão, o repórter, Rafael Moura, Romerito e Marcão foram levados para a delegacia.

Veja a frase na súmula: ”Seguindo os jogadores, o técnico Leão vinha ao encontro do quarteto [de arbitragem], quando foi abordado pela imprensa presente. Neste momento, houve um desentendimento entre um repórter e o técnico. O radialista acertou o microfone no rosto do técnico, que revidou com um soco”. - Anotou Péricles em sua súmula de jogo.

O árbitro complementou: “Quando chegamos à porta dos vestiários, conseguimos perceber que a confusão havia se tornado generalizada. Assim, avistamos o atleta Rafael Moura, do Goiás, desferir um soco direto no rosto de um repórter presente, que foi ao chão de imediato”. - Péricles ainda complementou seu texto dizendo que a polícia local pediu para que os quatro envolvidos deixassem o campo para não serem agredidos.

Na análise técnica da partida, o árbitro julgou ainda que a atitude dos jogadores envolvidos na briga e de Emerson Leão como ruins. Para quem quiser ver lados ainda não explorados sobre este fato, acompanhe hoje o Programa 100% Verdão na Rádio Esmeraldina, as 20h.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Documentos do Caso Goias Esporte Clube x Renato Padilha.

B O M B A !!!!!!!!!!
RENATO PADILHA JF ESPORTES DETONA GOIÁS, EDMINHO PINHEIRO, LUPPI E DIZ QUE ERA DONO DE 50% DE WELLITON

VEJA A DEFESA DE RENATO PADILHA NA ÍNTEGRA APRESENTADA AO DELEGADO DR. MANOEL BORGES DO 8 DP.























terça-feira, 13 de julho de 2010

Leao define time para enfrentar vasco.

Finalmente teve fim a Copa do Mundo, e com ela a volta do Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira o Goiás encara o Vasco no Serra Dourada, e tem o time já pronto para encarar a equipe carioca. Poucas foram as mudanças nas peças, e o esquema tático foi mantido. Os últimos jogos mostraram a Leão uma nova forma de jogo, e com isso a formação será a mesma usada contra o Flamengo e São Paulo.

Um 4-4-2 básico é usado, sendo os meias três volantes, e um meia mais ofensivo. Bernardo mesmo sendo meia, joga como um centroavante mais avançado, e vive a expectativa da volta do Brasileirão. O jogador em coletiva disse que a paralisação para a Copa pode atrapalhar a pegada, mas que o treinamento físico também foi fundamental para a volta do campeonato nacional.

Outro que falou na coletiva foi Wellington Saci. O lateral está ciente da responsabilidade da lateral esquerda, e que aos poucos vai mostrar o seu verdadeiro futebol. Saci concorda que começou mal no Goiás, mas que deve melhorar. O lateral hoje está satisfeito com o seu rendimento, um grande passo para que mantenha a titularidade.

O time que deverá iniciar a partida de quarta-feira é: Rodrigo Calaça; Carlos Alberto, Valmir Lucas, Ernando e Wellington Saci; Amaral, Jonílson, Wellington Monteiro e Hugo; Everton Santos e Bernardo. O Goiás encara o Vasco nesta quarta-feira, as 21h50min, no Estádio Serra Dourada.

Os ingressos custarão R$20 arquibancada (R$10 meia) e R$40 cadeira (R$20 meia),os ingressos estão sendo vendidos antecipadamente na Serrinha e no Empório Esmeraldino. Apitará a partida o árbitro Leandro Pedro Vuaden (RS), auxiliado por Paulo Ricardo Silva Conceição (RS) e Júlio César Rodrigues Santos (RS).

Dragão acerta pontaria para melhorar na tabela.

É hora de acertar a pontaria. A dois dias do reinício do Campeonato Brasileiro, o Atlético investiu ontem nos treinos de finalização como forma de conseguir a recuperação na competição nacional, da qual é o lanterna, com 4 pontos.
O Dragão precisa mesmo melhor nesse quesito. Em sete jogos do Brasileirão, o time goiano fez apenas cinco gols, marcados por Boka, Pedro Paulo, Elias (2) e Rodrigo Tiuí. O volante Pituca sabe disso. Segundo ele, o time goiano precisa se acostumar às poucas oportunidades de gol na Série A do Brasileirão, que apresenta um nível bem superior ao Campeonato Goiano e à Série B. "Por isso temos de aprimorar a pontaria e aproveitar as chances", destaca.
No entanto, o jogador acredita que o Atlético também tem de aprender a se defender. Ele tem razão, já que o time levou dez gols, o dobro de gols marcados.
Porém, as maiores críticas são de que o Atlético perdeu o ímpeto ofensivo na competição nacional. Segundo Pituca, os torcedores estão acostumados com o Atlético do Goianão e das Séries B e C, quando costumava golear os adversários. "A gente sabe que o time cria bastante e tem de ter tranquilidade na hora de definir. Só que na Série A, a gente joga contra as melhores equipes do País", explica.
Uniforme
O Atlético apresenta hoje, às 21 horas, no Estádio Antônio Accioly o seu novo uniforme. O ingresso para a festa de lançamento da camisa rubronegra custa 50 reais.

Também hoje começa, no Antônio Accioly, a venda antecipada de ingressos para o jogo contra o Flamengo, no domingo. Os ingressos custam 30 reais para as arquibancadas e 50 reais para as cadeiras. Desta vez, não haverá promoção para mulheres.

Reformulado, Vila Nova tenta deixar lanterna da Série B.

Nas sete primeiras rodadas da Série B, o Vila Nova venceu apenas um jogo e perdeu os outros seis. Por isso ocupa a última colocação na tabela. Hoje, às 19h30, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, enfrenta o Figueirense. Com uma equipe totalmente renovada, o colorado tenta a segunda vitória na competição para, dependendo dos resultados de Duque de Caxias x Portuguesa e Ipatinga x Sport, passar a lanterna adiante.
Portanto, para passar a lanterna ao Ipatinga ou ao Duque de Caxias, que também têm 3 pontos, o Vila Nova precisa vencer o Figueirense, e torcer para que pelo menos um dos seus concorrentes tropece na partida que faz em casa. "Temos de acreditar em nós mesmos e ajudar o Vila a sair dessa situação", disse o volante Erick, que veio da Portuguesa e é um dos estreantes hoje.
As novidades do Vila Nova no jogo de hoje começam no banco de reservas. O técnico Paulo Comelli, que, antes de assumir o lugar deixado por Edson Gaúcho, viu o time perder para o América (MG) por 2 a 0 na última rodada antes do recesso por causa da Copa do Mundo e estreia hoje num jogo oficial. O treinador teve um mês para treinar a equipe e quatro partidas amistosas em que o Vila não venceu nenhuma.
"Só depois de umas três rodadas para sabermos o potencial do time", avisou o treinador, que não parece muito confiante. Paulo Comelli sabe que, em primeiro lugar, é preciso iniciar o trabalho sem cobrar muito dos jogadores. A maioria nunca disputou a Série B do Brasileiro. Mas, ao mesmo tempo, o Vila Nova precisa pontuar para não se distanciar mais ainda dos primeiros colocados - 12 pontos separam o time do líder Paraná.
"Um empate não seria um mau resultado contra o Figueirense, mas temos de ir para cima do adversário e buscar os 3 pontos", afirmou o lateral-esquerdo Rogério, ex-Crac, de Catalão.
Da equipe que enfrentou o América (MG), iniciam o jogo de hoje apenas o goleiro Max e o meia Mateus. Os demais foram contratados no último mês e fazem sua estreia. Embora tenha ficado na dúvida por alguns dias, Paulo Comelli preferiu escalar Bruno Lopes e Thiago Miracema no ataque. Roni e Gil, recuperados de contusão recentemente, ficam no banco como opções de mais experiência e velocidade.
Figueira
Ao contrário do Vila Nova, o Figueirense faz um campeonato relativamente bom. No momento, é o 5º colocado, com 13 pontos e conta com mais uma vitória hoje para entrar no G4 - grupo dos quatro primeiros que sobem para a Série A em 2011. Sem poder escalar o lateral Lucas e o atacante Marcelo Nicácio, o técnico Márcio Goiano ainda perdeu as opções de Júnior Negão, Jorge Fellipe e Renê, que rescindiram seus contratos na semana passada.

Além de marcar o reinício da Série B, a partida de hoje, contra o Vila Nova, será histórica para o Figueirense por outro motivo: será a 200ª partida do goleiro Wilson com a camisa alvinegra. Titular da equipe desde 2007, o arqueiro deixou o Flamengo desacreditado por muitos, mas é uma das referências no elenco do Figueira.
FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE: Wilson; Bruno, João Filipe, Roger Carvalho e Juninho; Ygor, Coutinho, Maicon e Roberto Firmino; Fernandes e Willian. Técnico: Márcio Goiano.
VILA NOVA:Max; Dedê, Mimica, Pablo e Rogério; Erick, Juninho, Mateus e David; Bruno Lopes e Thiago Miracema. Técnico: Paulo Comelli.
Local: Estádio Orlando Scarpelli (Florianópolis). Horário: 19h30. Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS). Assistentes: José Antônio Chaves Franco Filho (RS) e Tatiana Jacques de Freitas (RS).

Após pausa, Goiás quer vitória e G-4.

Conquistar três pontos para se aproximar - ou entrar de vez - no G-4 (grupo dos quatro primeiros colocados) do Brasileiro e confirmar a arrancada que teve antes do recesso de quase 40 dias para a Copa do Mundo. Será com esse objetivo que o Goiás receberá o Vasco, amanhã, às 21h50, no Estádio Serra Dourada.
O último jogo do Goiás foi em 5 de junho, no Rio, onde venceu por 2 a 1 o Flamengo. O triunfo confirmou a reação do time na Série A, na qual obteve três vitórias seguidas: sobre Atlético (3 a 1), São Paulo e Flamengo (ambas por 2 a 1).
Na Séria A, o Goiás tem10 pontos e está em 7º lugar após 7 jogos, a 2 pontos do Santos, que soma12 pontos e fecha o G-4. "Queremos chegar perto do G-4. Vai começar um novo campeonato. A gente tem de saber tirar proveito do recesso da Copa, pois tivemos muito tempo para treinar as partes física, técnica e tática", analisou o meio-de-campo Bernardo, de 20 anos.
Autor de dois gols e ansioso pela volta, Bernardo já sabe que domingo, fica fora do jogo com o Cruzeiro, em Sete Lagoas (MG). Cedido pelo Cruzeiro por empréstimo, ele fica fora por causa de cláusula contratual impedindo-o de enfrentar o clube de origem.
O lateral/volante Carlos Alberto, de 32 anos, um dos últimos reforços do Goiás, deve estrear contra o Vasco. Antes do Goiás, ele estava no Atlético (MG). Ontem, Carlos Alberto treinou na lateral-direita no lugar de Douglas. "Eu era volante, mas fui colocado na lateral no Corinthians. Digo que estou à disposição para jogar onde for preciso", frisou.
Como o assunto ainda é Copa do Mundo, Carlos Alberto se lembrou da final do Mundial Sub-20, em 2003, no qual foi campeão. O Brasil venceu a Espanha, com Iniesta - autor do gol do título espanhol domingo, na África do Sul - em campo, por 1 a 0. Aquela geração da seleção brasileira tinha, além de Carlos Alberto, Nilmar e Daniel Alves. Eles foram utilizados por Dunga na Copa da África do Sul, mas Carlos Alberto cita outro nome que, na sua visão, teria de estar no Mundial - Dudu Cearense.
No treino de ontem, o técnico Emerson Leão usou Rodrigo Calaça; Carlos Alberto, Valmir Lucas, Ernando e Wellington Saci; Amaral, Jonilson, Wellington Monteiro, Hugo; Everton Santos e Bernardo. Leão mantém suspense no gol, entre Harlei, que esteve no time reserva, e Rodrigo Calaça. Depois, colocou Pedro Henrique e Fábio. Valmir Lucas apareceu na zaga, na vaga de Rafael Toloi, suspenso.
Sobre um possível interesse do Flamengo pelo atacante Rafael Moura, a diretoria esmeraldina diz que não foi procurada pelo rubronegro.
Volante diz que Vasco está motivado
Rio- O time do Vasco está mordido. Quer mostrar que tem valor e que vai sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro em breve. O primeiro teste será amanhã, contra o Goiás, no Serra Dourada.
"Alguns comentários e brincadeiras que fizeram nos deixaram um pouco tristes, mexeram com o nosso ego. Alguns clubes podem achar o que o Vasco está caído, mas vamos provar o contrário", disse o volante Nilton, recuperado de um contusão na panturrilha direita. "Vamos fazer as coisas certas para conseguirmos uma reviravolta."
Novidades
Duas novidades no time devem ser as estreias de Nunes, ex-Santo André, e do garoto Jonathan, de 19 anos, autor de um dos gols da vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense, no sábado, que deu o título estadual de juniores ao clube de São Januário. A equipe provável para o jogo de amanhã é: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Titi e Ernani; Nilton, Rafael Carioca, Jefferson e Rômulo; Nunes e Jonathan. Reforços que vieram do exterior, como Felipe e Zé Roberto, vêm treinando entre os reservas à espera da abertura da janela para a inscrição dos atletas oriundos de clubes de fora do país.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Técnico esmeraldino expressa decepção com desempenho de Jadílson e Wellington Saci na posição.

O técnico Emerson Leão admitiu, neste sábado, estar insatisfeito com o rendimento dos jogadores em sua lateral esquerda. Desde a saída de Júlio César, contratado pelo Fluminense nesta temporada, o setor não vem funcionando como de costume.

Jadílson e Wellington Saci são as duas opções de Leão para essa lateral. O treinador revelou no sábado que já manifestou sua insatisfação para os dois jogadores, que concordam com ele. Leão também disse que não quer ser obrigado a improvisar um jogador de outra posição na lateral esquerda.

O elenco esmeraldino recebeu o domingo de folga e retoma os treinos na manhã de segunda-feira. A equipe encara o Vasco na quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), no Serra Dourada, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

Marcus Vinicius vai para o Noroeste de Bauru


O enxugamento no elenco do Goiás continua. Desta vez é o jovem atacante Marcus Vinicius. Ele está sendo emprestado ao Noroeste de São Paulo para a disputa da Copa Paulista organizada pela FPF.

O atacante teve algumas chances durante o Campeonato Goiano porém não conseguiu se firmar, saindo do time após problemas de contusão. Ao se recuperar não teve novas oportunidades ficando afastado e treinando em separado.

Desejamos à promessa boa sorte e muito sucesso!